Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103838
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1377
    "inscrito_id" => 5740
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de uma das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (RP) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocorrida no Núcleo de RP da Escola Municipal Rosineide Fonseca Vieira (Santarém-Pará), na turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste Programa é possível desenvolvermos ações na escola, que venham contribuir com o aprendizado do aluno, assim como nos possibilita vivenciar experiências e interagir com a comunidade escolar. A experiência em questão está fundamentada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade (EpS), Alfabetização e Letramento Científico. Considerando a temática, procurou-se desenvolver práticas associando as atividades interdisciplinares com o tema trabalhado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a observação e regência de classe, com base nas reuniões da equipe de residentes, preceptora e orientadora, além de pesquisas bibliográficas, a partir da qual os autores retratam sobre a temática. O contato com a escola permitiu um enriquecimento de experiências, que foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Neste sentido, o objetivo deste relato é retratar a experiência no Programa Residência Pedagógica e como resultado, apresenta-se de forma positiva a contribuição do PRP na instituição escolar. O relato descreve o quanto a experiência foi importante à nossa formação enquanto estudante de Pedagogia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5740_TB1377_06092023184807.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL FERNANDES DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquellstm23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103838
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1377
    "inscrito_id" => 5740
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de uma das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (RP) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocorrida no Núcleo de RP da Escola Municipal Rosineide Fonseca Vieira (Santarém-Pará), na turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste Programa é possível desenvolvermos ações na escola, que venham contribuir com o aprendizado do aluno, assim como nos possibilita vivenciar experiências e interagir com a comunidade escolar. A experiência em questão está fundamentada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade (EpS), Alfabetização e Letramento Científico. Considerando a temática, procurou-se desenvolver práticas associando as atividades interdisciplinares com o tema trabalhado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a observação e regência de classe, com base nas reuniões da equipe de residentes, preceptora e orientadora, além de pesquisas bibliográficas, a partir da qual os autores retratam sobre a temática. O contato com a escola permitiu um enriquecimento de experiências, que foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Neste sentido, o objetivo deste relato é retratar a experiência no Programa Residência Pedagógica e como resultado, apresenta-se de forma positiva a contribuição do PRP na instituição escolar. O relato descreve o quanto a experiência foi importante à nossa formação enquanto estudante de Pedagogia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5740_TB1377_06092023184807.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL FERNANDES DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquellstm23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (RP) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocorrida no Núcleo de RP da Escola Municipal Rosineide Fonseca Vieira (Santarém-Pará), na turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste Programa é possível desenvolvermos ações na escola, que venham contribuir com o aprendizado do aluno, assim como nos possibilita vivenciar experiências e interagir com a comunidade escolar. A experiência em questão está fundamentada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade (EpS), Alfabetização e Letramento Científico. Considerando a temática, procurou-se desenvolver práticas associando as atividades interdisciplinares com o tema trabalhado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a observação e regência de classe, com base nas reuniões da equipe de residentes, preceptora e orientadora, além de pesquisas bibliográficas, a partir da qual os autores retratam sobre a temática. O contato com a escola permitiu um enriquecimento de experiências, que foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Neste sentido, o objetivo deste relato é retratar a experiência no Programa Residência Pedagógica e como resultado, apresenta-se de forma positiva a contribuição do PRP na instituição escolar. O relato descreve o quanto a experiência foi importante à nossa formação enquanto estudante de Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.