Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA COM LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103723
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1244
    "inscrito_id" => 4254
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA COM LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A prática pedagógica na formação inicial de professores é uma prática formativa vivenciada pelo licenciando ao longo do curso, que proporciona experiências de desenvolvimento de procedimentos próprios para a docência. Promover o desenvolvimento da prática pedagógica no interior das unidades curriculares de conteúdos específicos não é uma tarefa simples, pois deve haver uma estreita articulação entre as atividades curriculares do licenciando no curso com as atividades que se espera do egresso em seu exercício profissional. Este trabalho relata uma experiência de prática pedagógica como componente curricular desenvolvida na disciplina de Fundamentos de Aritmética no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – campus Curitiba. Em um primeiro momento os licenciandos realizaram estudos sobre as potencialidades didáticas da História da Matemática no ensino de Matemática e analisaram como é apresentado o desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração nos livros didáticos para a Educação Básica aprovados no PNLD em vigência. Em um segundo momento, os licenciandos escolheram um título dentre os livros didáticos analisados, selecionaram os exercícios, atividades, citações, contextualizações, curiosidades e sequências didáticas em que há presença de algum elemento relativo ao desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração e fizeram a classificação destes itens selecionados nas categorias: Informação; Estratégia Didática; Flash; Atividade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4254_TB1244_15112023101727.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEUSA NOGAS TOCHA"
    "autor_nome_curto" => "NEUSA"
    "autor_email" => "neusatocha@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103723
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1244
    "inscrito_id" => 4254
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA COM LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A prática pedagógica na formação inicial de professores é uma prática formativa vivenciada pelo licenciando ao longo do curso, que proporciona experiências de desenvolvimento de procedimentos próprios para a docência. Promover o desenvolvimento da prática pedagógica no interior das unidades curriculares de conteúdos específicos não é uma tarefa simples, pois deve haver uma estreita articulação entre as atividades curriculares do licenciando no curso com as atividades que se espera do egresso em seu exercício profissional. Este trabalho relata uma experiência de prática pedagógica como componente curricular desenvolvida na disciplina de Fundamentos de Aritmética no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – campus Curitiba. Em um primeiro momento os licenciandos realizaram estudos sobre as potencialidades didáticas da História da Matemática no ensino de Matemática e analisaram como é apresentado o desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração nos livros didáticos para a Educação Básica aprovados no PNLD em vigência. Em um segundo momento, os licenciandos escolheram um título dentre os livros didáticos analisados, selecionaram os exercícios, atividades, citações, contextualizações, curiosidades e sequências didáticas em que há presença de algum elemento relativo ao desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração e fizeram a classificação destes itens selecionados nas categorias: Informação; Estratégia Didática; Flash; Atividade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4254_TB1244_15112023101727.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEUSA NOGAS TOCHA"
    "autor_nome_curto" => "NEUSA"
    "autor_email" => "neusatocha@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A prática pedagógica na formação inicial de professores é uma prática formativa vivenciada pelo licenciando ao longo do curso, que proporciona experiências de desenvolvimento de procedimentos próprios para a docência. Promover o desenvolvimento da prática pedagógica no interior das unidades curriculares de conteúdos específicos não é uma tarefa simples, pois deve haver uma estreita articulação entre as atividades curriculares do licenciando no curso com as atividades que se espera do egresso em seu exercício profissional. Este trabalho relata uma experiência de prática pedagógica como componente curricular desenvolvida na disciplina de Fundamentos de Aritmética no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – campus Curitiba. Em um primeiro momento os licenciandos realizaram estudos sobre as potencialidades didáticas da História da Matemática no ensino de Matemática e analisaram como é apresentado o desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração nos livros didáticos para a Educação Básica aprovados no PNLD em vigência. Em um segundo momento, os licenciandos escolheram um título dentre os livros didáticos analisados, selecionaram os exercícios, atividades, citações, contextualizações, curiosidades e sequências didáticas em que há presença de algum elemento relativo ao desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração e fizeram a classificação destes itens selecionados nas categorias: Informação; Estratégia Didática; Flash; Atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.