Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ORIENTAÇÕES A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CONCERNENTES AO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103564
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1055
    "inscrito_id" => 3996
    "titulo" => "ORIENTAÇÕES A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CONCERNENTES AO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES"
    "resumo" => "Será relatada a maneira como ocorreu o processo de desenvolvimento de comunicações científicas feitas por alunos e alunas do ensino médio. Para auxiliá-los, foram pensadas atividades de orientação desenvolvidas por estudantes de graduação em Filosofia e Ciências Sociais da UFU no decorrer de seu percurso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A primeira, segunda e terceira dificuldades encontradas nos alunos, durante esse processo, foram: pensar um tema para o trabalho; a falta de habilidade quanto à pesquisa de referências confiáveis e, propriamente, a escrita. Para que os(as) estudantes conseguissem, portanto, desenvolver suas respectivas comunicações, cada graduando orientador ficou responsável por auxiliar um discente do ensino médio, seguindo estratégias as quais visavam superar as dificuldades postas. Os três alunos e as três alunas que ingressaram nessa jornada de escrever comunicações para um evento majoritariamente universitário foram avaliados e aprovados pela banca examinadora e todos apresentaram suas respectivas comunicações com muita resiliência."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3996_TB1055_20112023184350.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINE GALDINO VILELA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINE"
    "autor_email" => "mariacgldn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103564
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1055
    "inscrito_id" => 3996
    "titulo" => "ORIENTAÇÕES A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO CONCERNENTES AO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES"
    "resumo" => "Será relatada a maneira como ocorreu o processo de desenvolvimento de comunicações científicas feitas por alunos e alunas do ensino médio. Para auxiliá-los, foram pensadas atividades de orientação desenvolvidas por estudantes de graduação em Filosofia e Ciências Sociais da UFU no decorrer de seu percurso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A primeira, segunda e terceira dificuldades encontradas nos alunos, durante esse processo, foram: pensar um tema para o trabalho; a falta de habilidade quanto à pesquisa de referências confiáveis e, propriamente, a escrita. Para que os(as) estudantes conseguissem, portanto, desenvolver suas respectivas comunicações, cada graduando orientador ficou responsável por auxiliar um discente do ensino médio, seguindo estratégias as quais visavam superar as dificuldades postas. Os três alunos e as três alunas que ingressaram nessa jornada de escrever comunicações para um evento majoritariamente universitário foram avaliados e aprovados pela banca examinadora e todos apresentaram suas respectivas comunicações com muita resiliência."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3996_TB1055_20112023184350.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINE GALDINO VILELA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINE"
    "autor_email" => "mariacgldn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Será relatada a maneira como ocorreu o processo de desenvolvimento de comunicações científicas feitas por alunos e alunas do ensino médio. Para auxiliá-los, foram pensadas atividades de orientação desenvolvidas por estudantes de graduação em Filosofia e Ciências Sociais da UFU no decorrer de seu percurso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A primeira, segunda e terceira dificuldades encontradas nos alunos, durante esse processo, foram: pensar um tema para o trabalho; a falta de habilidade quanto à pesquisa de referências confiáveis e, propriamente, a escrita. Para que os(as) estudantes conseguissem, portanto, desenvolver suas respectivas comunicações, cada graduando orientador ficou responsável por auxiliar um discente do ensino médio, seguindo estratégias as quais visavam superar as dificuldades postas. Os três alunos e as três alunas que ingressaram nessa jornada de escrever comunicações para um evento majoritariamente universitário foram avaliados e aprovados pela banca examinadora e todos apresentaram suas respectivas comunicações com muita resiliência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.