Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS DOCENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103555
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1045
    "inscrito_id" => 6683
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta a importância da revitalização do laboratório de Ciências e da sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico, bem como organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino. Este estudo avaliou a revitalização de um Laboratório de Ciências e seu impacto no ensino e aprendizagem de conceitos científicos, estando estes em conjunto com atividades envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente, como resultado das atividades desenvolvidas pelo programa de Residência Pedagógica em um colégio público estadual da região noroeste do Paraná. A revitalização promoveu um uso mais eficiente do laboratório, melhorando o ambiente para o aprendizado prático e permitindo a incorporação interdisciplinar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6683_TB1045_20112023134103.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA BEZERRA CANIATO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "ra118235@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103555
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1045
    "inscrito_id" => 6683
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta a importância da revitalização do laboratório de Ciências e da sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico, bem como organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino. Este estudo avaliou a revitalização de um Laboratório de Ciências e seu impacto no ensino e aprendizagem de conceitos científicos, estando estes em conjunto com atividades envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente, como resultado das atividades desenvolvidas pelo programa de Residência Pedagógica em um colégio público estadual da região noroeste do Paraná. A revitalização promoveu um uso mais eficiente do laboratório, melhorando o ambiente para o aprendizado prático e permitindo a incorporação interdisciplinar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6683_TB1045_20112023134103.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA BEZERRA CANIATO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "ra118235@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência apresenta a importância da revitalização do laboratório de Ciências e da sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico, bem como organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino. Este estudo avaliou a revitalização de um Laboratório de Ciências e seu impacto no ensino e aprendizagem de conceitos científicos, estando estes em conjunto com atividades envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente, como resultado das atividades desenvolvidas pelo programa de Residência Pedagógica em um colégio público estadual da região noroeste do Paraná. A revitalização promoveu um uso mais eficiente do laboratório, melhorando o ambiente para o aprendizado prático e permitindo a incorporação interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.