Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTUDO DOS OBSTÁCULOS NA INSTITUIÇÃO DE TRIGONOMETRIA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104538
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2165
    "inscrito_id" => 9342
    "titulo" => "ESTUDO DOS OBSTÁCULOS NA INSTITUIÇÃO DE TRIGONOMETRIA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como foco fazer investigações a partir dos manuscritos de autoanálises dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, acerca dos obstáculos matemáticos frente ao objeto do saber Trigonometria. Para o desenvolvimento da pesquisa nos ancoramos em duas teorias da Didática da Matemática: a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1998) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval (1999), quadros teóricos amplamente utilizados em variadas pesquisas na área de Educação Matemática. Como processo metodológico realizamos investigações e leituras teóricas dos conhecimentos necessários para o entendimento dos obstáculos matemáticos, principalmente os Didáticos, Psicológicos, Epistemológicos e Ontogenéticos nas turmas de 2017.1 e 2018.1 da instituição de Trigonometria. Com isso, de posse dos resultados obtidos, observamos que os obstáculos com maior recorrência nas autoanálises observadas foram os didáticos, relacionados ao vício da linguagem matemática adquiridos em sua formação básica. Outros recorrentes foram os epistemológicos, devido à falta de contato dos estudantes com os objetos matemáticos da trigonometria, principalmente em representações no registro gráfico. Além desses, ainda houveram os psicológicos, recorrentes de vários fatores, como por exemplo, a dificuldade do aluno para se deslocar à faculdade. Ao término da pesquisa, verificamos que a proposta sugerida nos apresenta uma possibilidade alternativa para o âmbito educacional no que tange à aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9342_TB2165_16112023154526.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIILENA BRITO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MIILENA"
    "autor_email" => "milenabritoribeiro5@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104538
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2165
    "inscrito_id" => 9342
    "titulo" => "ESTUDO DOS OBSTÁCULOS NA INSTITUIÇÃO DE TRIGONOMETRIA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS EM DIDÁTICA DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como foco fazer investigações a partir dos manuscritos de autoanálises dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, acerca dos obstáculos matemáticos frente ao objeto do saber Trigonometria. Para o desenvolvimento da pesquisa nos ancoramos em duas teorias da Didática da Matemática: a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1998) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval (1999), quadros teóricos amplamente utilizados em variadas pesquisas na área de Educação Matemática. Como processo metodológico realizamos investigações e leituras teóricas dos conhecimentos necessários para o entendimento dos obstáculos matemáticos, principalmente os Didáticos, Psicológicos, Epistemológicos e Ontogenéticos nas turmas de 2017.1 e 2018.1 da instituição de Trigonometria. Com isso, de posse dos resultados obtidos, observamos que os obstáculos com maior recorrência nas autoanálises observadas foram os didáticos, relacionados ao vício da linguagem matemática adquiridos em sua formação básica. Outros recorrentes foram os epistemológicos, devido à falta de contato dos estudantes com os objetos matemáticos da trigonometria, principalmente em representações no registro gráfico. Além desses, ainda houveram os psicológicos, recorrentes de vários fatores, como por exemplo, a dificuldade do aluno para se deslocar à faculdade. Ao término da pesquisa, verificamos que a proposta sugerida nos apresenta uma possibilidade alternativa para o âmbito educacional no que tange à aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9342_TB2165_16112023154526.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIILENA BRITO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MIILENA"
    "autor_email" => "milenabritoribeiro5@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa teve como foco fazer investigações a partir dos manuscritos de autoanálises dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, acerca dos obstáculos matemáticos frente ao objeto do saber Trigonometria. Para o desenvolvimento da pesquisa nos ancoramos em duas teorias da Didática da Matemática: a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard (1998) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval (1999), quadros teóricos amplamente utilizados em variadas pesquisas na área de Educação Matemática. Como processo metodológico realizamos investigações e leituras teóricas dos conhecimentos necessários para o entendimento dos obstáculos matemáticos, principalmente os Didáticos, Psicológicos, Epistemológicos e Ontogenéticos nas turmas de 2017.1 e 2018.1 da instituição de Trigonometria. Com isso, de posse dos resultados obtidos, observamos que os obstáculos com maior recorrência nas autoanálises observadas foram os didáticos, relacionados ao vício da linguagem matemática adquiridos em sua formação básica. Outros recorrentes foram os epistemológicos, devido à falta de contato dos estudantes com os objetos matemáticos da trigonometria, principalmente em representações no registro gráfico. Além desses, ainda houveram os psicológicos, recorrentes de vários fatores, como por exemplo, a dificuldade do aluno para se deslocar à faculdade. Ao término da pesquisa, verificamos que a proposta sugerida nos apresenta uma possibilidade alternativa para o âmbito educacional no que tange à aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.