Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ: ANÁLISE DE ALGUNS RESULTADOS DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELA FAMAT/ICE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103430
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 882
    "inscrito_id" => 1130
    "titulo" => "OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ: ANÁLISE DE ALGUNS RESULTADOS DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELA FAMAT/ICE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender alguns dos principais resultados que o programa de extensão da Famat, que tem levado às escolas oficinas de conteúdos matemáticos para alunos da educação básica da rede pública de Marabá, tem proporcionado ao processo de formação dos graduandos em licenciatura em Matemática da Famat/ICE/Unifesspa, visando retroalimentar o processo e subsidiar a continuidade das ações. Optou-se desenvolvê-la por meio da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, aplicada para seis alunos do referido curso. A análise dos resultados tem como base diversos autores, tais como: Lorenzato (2006), Ribas (2016), Pontes (2018, 2019), Gatti et al. (2019), entre outros. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que as ações desenvolvidas no decorrer do programa têm contribuído para a diminuição das dificuldades dos alunos da educação básica em relação à matemática e para a formação docente inicial dos licenciandos. A utilização de situações-problema e dos recursos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) associados ao ensino dos conteúdos matemáticos durante as oficinas têm despertado o interesse dos alunos e favorecendo um aprendizado mais significativo, lúdico e prazeroso. Além disso, o programa tem propiciado o fortalecimento entre universidade e escola. Diante da importância da extensão universitária, a pesquisa se mostra relevante e traz apontamentos que podem inspirar outros cursos e universidades."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1130_TB882_16112023210537.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camila.morais@unifesspa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103430
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 882
    "inscrito_id" => 1130
    "titulo" => "OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ: ANÁLISE DE ALGUNS RESULTADOS DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELA FAMAT/ICE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender alguns dos principais resultados que o programa de extensão da Famat, que tem levado às escolas oficinas de conteúdos matemáticos para alunos da educação básica da rede pública de Marabá, tem proporcionado ao processo de formação dos graduandos em licenciatura em Matemática da Famat/ICE/Unifesspa, visando retroalimentar o processo e subsidiar a continuidade das ações. Optou-se desenvolvê-la por meio da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, aplicada para seis alunos do referido curso. A análise dos resultados tem como base diversos autores, tais como: Lorenzato (2006), Ribas (2016), Pontes (2018, 2019), Gatti et al. (2019), entre outros. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que as ações desenvolvidas no decorrer do programa têm contribuído para a diminuição das dificuldades dos alunos da educação básica em relação à matemática e para a formação docente inicial dos licenciandos. A utilização de situações-problema e dos recursos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) associados ao ensino dos conteúdos matemáticos durante as oficinas têm despertado o interesse dos alunos e favorecendo um aprendizado mais significativo, lúdico e prazeroso. Além disso, o programa tem propiciado o fortalecimento entre universidade e escola. Diante da importância da extensão universitária, a pesquisa se mostra relevante e traz apontamentos que podem inspirar outros cursos e universidades."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1130_TB882_16112023210537.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camila.morais@unifesspa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender alguns dos principais resultados que o programa de extensão da Famat, que tem levado às escolas oficinas de conteúdos matemáticos para alunos da educação básica da rede pública de Marabá, tem proporcionado ao processo de formação dos graduandos em licenciatura em Matemática da Famat/ICE/Unifesspa, visando retroalimentar o processo e subsidiar a continuidade das ações. Optou-se desenvolvê-la por meio da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, aplicada para seis alunos do referido curso. A análise dos resultados tem como base diversos autores, tais como: Lorenzato (2006), Ribas (2016), Pontes (2018, 2019), Gatti et al. (2019), entre outros. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que as ações desenvolvidas no decorrer do programa têm contribuído para a diminuição das dificuldades dos alunos da educação básica em relação à matemática e para a formação docente inicial dos licenciandos. A utilização de situações-problema e dos recursos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) associados ao ensino dos conteúdos matemáticos durante as oficinas têm despertado o interesse dos alunos e favorecendo um aprendizado mais significativo, lúdico e prazeroso. Além disso, o programa tem propiciado o fortalecimento entre universidade e escola. Diante da importância da extensão universitária, a pesquisa se mostra relevante e traz apontamentos que podem inspirar outros cursos e universidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.