Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DADOS DO SAEB 2021: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103423
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 6829
    "titulo" => "DADOS DO SAEB 2021: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA"
    "resumo" => "O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode ser caracterizado como um sistema bianual de avaliações em larga escala coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O SAEB avalia a qualidade da educação básica brasileira, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Tendo em vista a importância dos dados do SAEB para a compreensão do cenário da educação, este trabalho foca nos resultados das provas do SAEB de LP de 2021. Os dados foram selecionados pois são relevantes para as atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de LP, edição 2022-2023, em desenvolvimento em 3 escolas públicas do município de Pato Branco (PR). Uma das escolas em que o PIBID atua está localizada na área central e duas delas, na porção periférica da cidade.. Quando analisamos e comparamos os dados das escolas atendidas pelo PIBID - LP, aquela localizada na zona central apresentou melhor desempenho em todos os índices. Mas, em relação ao Ensino Médio, houve uma diferença muito grande entre as escolas da região periférica de Pato Branco e a escola da região central: quase 40 pontos para mais. O que vemos a partir desses dados é que a pandemia gerou impactos negativos na educação brasileira em todos os níveis de educação, mas quando voltamos o olhar para o microcontexto das instituições de Pato Branco atendidas pelo PIBID, as consequências negativas foram maiores em escolas inseridas em contextos de vulnerabilidade social como as localizadas nas porções periféricas da cidade."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6829_TB873_18112023120653.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAÍS THEISEN"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS THEISEN"
    "autor_email" => "taistheisen@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103423
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 6829
    "titulo" => "DADOS DO SAEB 2021: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA"
    "resumo" => "O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode ser caracterizado como um sistema bianual de avaliações em larga escala coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O SAEB avalia a qualidade da educação básica brasileira, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Tendo em vista a importância dos dados do SAEB para a compreensão do cenário da educação, este trabalho foca nos resultados das provas do SAEB de LP de 2021. Os dados foram selecionados pois são relevantes para as atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de LP, edição 2022-2023, em desenvolvimento em 3 escolas públicas do município de Pato Branco (PR). Uma das escolas em que o PIBID atua está localizada na área central e duas delas, na porção periférica da cidade.. Quando analisamos e comparamos os dados das escolas atendidas pelo PIBID - LP, aquela localizada na zona central apresentou melhor desempenho em todos os índices. Mas, em relação ao Ensino Médio, houve uma diferença muito grande entre as escolas da região periférica de Pato Branco e a escola da região central: quase 40 pontos para mais. O que vemos a partir desses dados é que a pandemia gerou impactos negativos na educação brasileira em todos os níveis de educação, mas quando voltamos o olhar para o microcontexto das instituições de Pato Branco atendidas pelo PIBID, as consequências negativas foram maiores em escolas inseridas em contextos de vulnerabilidade social como as localizadas nas porções periféricas da cidade."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6829_TB873_18112023120653.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAÍS THEISEN"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS THEISEN"
    "autor_email" => "taistheisen@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode ser caracterizado como um sistema bianual de avaliações em larga escala coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O SAEB avalia a qualidade da educação básica brasileira, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Tendo em vista a importância dos dados do SAEB para a compreensão do cenário da educação, este trabalho foca nos resultados das provas do SAEB de LP de 2021. Os dados foram selecionados pois são relevantes para as atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de LP, edição 2022-2023, em desenvolvimento em 3 escolas públicas do município de Pato Branco (PR). Uma das escolas em que o PIBID atua está localizada na área central e duas delas, na porção periférica da cidade.. Quando analisamos e comparamos os dados das escolas atendidas pelo PIBID - LP, aquela localizada na zona central apresentou melhor desempenho em todos os índices. Mas, em relação ao Ensino Médio, houve uma diferença muito grande entre as escolas da região periférica de Pato Branco e a escola da região central: quase 40 pontos para mais. O que vemos a partir desses dados é que a pandemia gerou impactos negativos na educação brasileira em todos os níveis de educação, mas quando voltamos o olhar para o microcontexto das instituições de Pato Branco atendidas pelo PIBID, as consequências negativas foram maiores em escolas inseridas em contextos de vulnerabilidade social como as localizadas nas porções periféricas da cidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.