Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE CIÊNCIAS ALÉM DA SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA PARA O APRENDIZADO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103421
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 871
    "inscrito_id" => 3490
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS ALÉM DA SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA PARA O APRENDIZADO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta a vivência de licenciandas do curso de Biologia diante da aplicação de uma sequência de aulas relacionadas ao conteúdo de botânica para uma turma de sétimo ano em uma escola estadual no noroeste do estado Paraná. Através do Programa Residência Pedagógica licenciados de diversas áreas podem atuar na sala de aula e ter uma maior experiência da realidade das escolas públicas. Assim, o presente trabalho aborda experiências acerca do ensino de botânica aliado ao ensino colaborativo, aulas de campo e produção de painéis interativos acerca do tema."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3490_TB871_31082023133246.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLE PEREIRA PORSSE"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLE"
    "autor_email" => "ra107293@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103421
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 871
    "inscrito_id" => 3490
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS ALÉM DA SALA DE AULA: UMA ALTERNATIVA PARA O APRENDIZADO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência apresenta a vivência de licenciandas do curso de Biologia diante da aplicação de uma sequência de aulas relacionadas ao conteúdo de botânica para uma turma de sétimo ano em uma escola estadual no noroeste do estado Paraná. Através do Programa Residência Pedagógica licenciados de diversas áreas podem atuar na sala de aula e ter uma maior experiência da realidade das escolas públicas. Assim, o presente trabalho aborda experiências acerca do ensino de botânica aliado ao ensino colaborativo, aulas de campo e produção de painéis interativos acerca do tema."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3490_TB871_31082023133246.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLE PEREIRA PORSSE"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLE"
    "autor_email" => "ra107293@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência apresenta a vivência de licenciandas do curso de Biologia diante da aplicação de uma sequência de aulas relacionadas ao conteúdo de botânica para uma turma de sétimo ano em uma escola estadual no noroeste do estado Paraná. Através do Programa Residência Pedagógica licenciados de diversas áreas podem atuar na sala de aula e ter uma maior experiência da realidade das escolas públicas. Assim, o presente trabalho aborda experiências acerca do ensino de botânica aliado ao ensino colaborativo, aulas de campo e produção de painéis interativos acerca do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.