Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DO DADAÍSMO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103317
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 750
    "inscrito_id" => 2848
    "titulo" => "O ENSINO DO DADAÍSMO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Este estudo surgiu na abordagem sobre o Movimento Dadaísta e sua influência na Arte e no pensamento, escrito pela artista-educadora Laura Aidar em 2011. Estudo este realizado pelas acadêmicas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, do núcleo de Artes Visuais. Ao explorar sua história e algumas figuras principais como Marcel Duchamp e Hugo Ball, o Dadaísmo transcende as limitações temporais e convencionais da Arte. Através da oficina Dadaísta, tida como parte importante deste relato de experiência, presenciamos a concretização dessa influência junto aos alunos. A oficina desenvolveu nos alunos uma certa relação de poder do movimento, estimulando o pensamento crítico e a expressão entre professores e alunos, os quais pensaram sobre alguns assuntos sugeridos e manifestaram suas ideias em forma de obras Dadaístas. Ao ligar os alunos às ideias dos artistas, Marcel Duchamp, Hugo Ball, entre outros, a oficina destacou a capacidade do Dadaísmo de inspirar a criatividade. Em síntese, o Movimento Dadaísmo se apresentou como uma força para o pensamento crítico sobre a Arte, e a oficina mostrou como essa influência pode ser introduzida na arte educação, em sintonia com os princípios da abordagem triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa, destacado no livro Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais (2010), entre outros autores significativos para a discussão."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2848_TB750_29102023080650.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIELY INAÊ BENCK COBESKI"
    "autor_nome_curto" => "Fabiely Benck"
    "autor_email" => "fabbieck@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103317
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 750
    "inscrito_id" => 2848
    "titulo" => "O ENSINO DO DADAÍSMO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Este estudo surgiu na abordagem sobre o Movimento Dadaísta e sua influência na Arte e no pensamento, escrito pela artista-educadora Laura Aidar em 2011. Estudo este realizado pelas acadêmicas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, do núcleo de Artes Visuais. Ao explorar sua história e algumas figuras principais como Marcel Duchamp e Hugo Ball, o Dadaísmo transcende as limitações temporais e convencionais da Arte. Através da oficina Dadaísta, tida como parte importante deste relato de experiência, presenciamos a concretização dessa influência junto aos alunos. A oficina desenvolveu nos alunos uma certa relação de poder do movimento, estimulando o pensamento crítico e a expressão entre professores e alunos, os quais pensaram sobre alguns assuntos sugeridos e manifestaram suas ideias em forma de obras Dadaístas. Ao ligar os alunos às ideias dos artistas, Marcel Duchamp, Hugo Ball, entre outros, a oficina destacou a capacidade do Dadaísmo de inspirar a criatividade. Em síntese, o Movimento Dadaísmo se apresentou como uma força para o pensamento crítico sobre a Arte, e a oficina mostrou como essa influência pode ser introduzida na arte educação, em sintonia com os princípios da abordagem triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa, destacado no livro Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais (2010), entre outros autores significativos para a discussão."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2848_TB750_29102023080650.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIELY INAÊ BENCK COBESKI"
    "autor_nome_curto" => "Fabiely Benck"
    "autor_email" => "fabbieck@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo surgiu na abordagem sobre o Movimento Dadaísta e sua influência na Arte e no pensamento, escrito pela artista-educadora Laura Aidar em 2011. Estudo este realizado pelas acadêmicas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, do núcleo de Artes Visuais. Ao explorar sua história e algumas figuras principais como Marcel Duchamp e Hugo Ball, o Dadaísmo transcende as limitações temporais e convencionais da Arte. Através da oficina Dadaísta, tida como parte importante deste relato de experiência, presenciamos a concretização dessa influência junto aos alunos. A oficina desenvolveu nos alunos uma certa relação de poder do movimento, estimulando o pensamento crítico e a expressão entre professores e alunos, os quais pensaram sobre alguns assuntos sugeridos e manifestaram suas ideias em forma de obras Dadaístas. Ao ligar os alunos às ideias dos artistas, Marcel Duchamp, Hugo Ball, entre outros, a oficina destacou a capacidade do Dadaísmo de inspirar a criatividade. Em síntese, o Movimento Dadaísmo se apresentou como uma força para o pensamento crítico sobre a Arte, e a oficina mostrou como essa influência pode ser introduzida na arte educação, em sintonia com os princípios da abordagem triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa, destacado no livro Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais (2010), entre outros autores significativos para a discussão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.