Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104248
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1841
    "inscrito_id" => 4279
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "O trabalho discute a importância da formação dos licenciandos e apresenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um exemplo de investimento na educação. O trabalho relata uma atividade aplicada por dois alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), participantes do PIBID, em uma aula regular do 6º ano em uma escola estadual. Nessa atividade, foi utilizado o software Geogebra como ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos a visualizarem o conteúdo de geometria plana e espacial. Os resultados mostraram que os alunos se interessaram pelos assuntos abordados e foram capazes de realizar uma aula de interclasse com os alunos da 2ª série, apresentando o conteúdo aprendido. O trabalho também destaca a importância da interação eficaz entre professor e aluno e o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar para desenvolver uma didática de ensino construtivista e estimulante para os alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4279_TB1841_21112023110504.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA LUIZA DUTRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annaluizadg98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104248
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1841
    "inscrito_id" => 4279
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "O trabalho discute a importância da formação dos licenciandos e apresenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um exemplo de investimento na educação. O trabalho relata uma atividade aplicada por dois alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), participantes do PIBID, em uma aula regular do 6º ano em uma escola estadual. Nessa atividade, foi utilizado o software Geogebra como ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos a visualizarem o conteúdo de geometria plana e espacial. Os resultados mostraram que os alunos se interessaram pelos assuntos abordados e foram capazes de realizar uma aula de interclasse com os alunos da 2ª série, apresentando o conteúdo aprendido. O trabalho também destaca a importância da interação eficaz entre professor e aluno e o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar para desenvolver uma didática de ensino construtivista e estimulante para os alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4279_TB1841_21112023110504.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA LUIZA DUTRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annaluizadg98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O trabalho discute a importância da formação dos licenciandos e apresenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um exemplo de investimento na educação. O trabalho relata uma atividade aplicada por dois alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), participantes do PIBID, em uma aula regular do 6º ano em uma escola estadual. Nessa atividade, foi utilizado o software Geogebra como ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos a visualizarem o conteúdo de geometria plana e espacial. Os resultados mostraram que os alunos se interessaram pelos assuntos abordados e foram capazes de realizar uma aula de interclasse com os alunos da 2ª série, apresentando o conteúdo aprendido. O trabalho também destaca a importância da interação eficaz entre professor e aluno e o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar para desenvolver uma didática de ensino construtivista e estimulante para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.