Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103307
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 740
    "inscrito_id" => 4005
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este texto apresenta o relato de experiência de três participantes do Programa Residência Pedagógica/UFOPA - desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de novembro de 2022 a agosto de 2023. Visando contribuir com a formação de professores, em seu primeiro momento promoveu vivências que só seriam possíveis quando da atuação efetiva dos novos profissionais da educação atuando nas escolas. A formação docente, assim como tantas formações, requer comprometimento e realizações que possibilitem práticas que promovam o máximo desenvolvimento das capacidades humanas dos futuros alunos, bem como a consciência crítica e política daquele que intermedeia o processo de ensino -aprendizagem, norteado pelo que orientam as teorias e ajustado ao contexto apresentado para o desenvolvimento da prática docente. As práticas docentes, desde o planejamento do Projeto a ser desenvolvido a partir do tema “ O Ensino de Ciências e Sustentabilidade”, e de ações a serem desenvolvidas, bem como as primeiras intervenções em sala de aula, propiciando experiências necessárias e enriquecedora para a formação inicial e continuada de professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4005_TB740_16112023183258.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONILSA MARIA BRAGA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RONILSA"
    "autor_email" => "ronilsampereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103307
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 740
    "inscrito_id" => 4005
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este texto apresenta o relato de experiência de três participantes do Programa Residência Pedagógica/UFOPA - desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de novembro de 2022 a agosto de 2023. Visando contribuir com a formação de professores, em seu primeiro momento promoveu vivências que só seriam possíveis quando da atuação efetiva dos novos profissionais da educação atuando nas escolas. A formação docente, assim como tantas formações, requer comprometimento e realizações que possibilitem práticas que promovam o máximo desenvolvimento das capacidades humanas dos futuros alunos, bem como a consciência crítica e política daquele que intermedeia o processo de ensino -aprendizagem, norteado pelo que orientam as teorias e ajustado ao contexto apresentado para o desenvolvimento da prática docente. As práticas docentes, desde o planejamento do Projeto a ser desenvolvido a partir do tema “ O Ensino de Ciências e Sustentabilidade”, e de ações a serem desenvolvidas, bem como as primeiras intervenções em sala de aula, propiciando experiências necessárias e enriquecedora para a formação inicial e continuada de professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4005_TB740_16112023183258.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONILSA MARIA BRAGA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RONILSA"
    "autor_email" => "ronilsampereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto apresenta o relato de experiência de três participantes do Programa Residência Pedagógica/UFOPA - desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de novembro de 2022 a agosto de 2023. Visando contribuir com a formação de professores, em seu primeiro momento promoveu vivências que só seriam possíveis quando da atuação efetiva dos novos profissionais da educação atuando nas escolas. A formação docente, assim como tantas formações, requer comprometimento e realizações que possibilitem práticas que promovam o máximo desenvolvimento das capacidades humanas dos futuros alunos, bem como a consciência crítica e política daquele que intermedeia o processo de ensino -aprendizagem, norteado pelo que orientam as teorias e ajustado ao contexto apresentado para o desenvolvimento da prática docente. As práticas docentes, desde o planejamento do Projeto a ser desenvolvido a partir do tema “ O Ensino de Ciências e Sustentabilidade”, e de ações a serem desenvolvidas, bem como as primeiras intervenções em sala de aula, propiciando experiências necessárias e enriquecedora para a formação inicial e continuada de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.