Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A LITERATURA COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103283
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 3515
    "titulo" => "A LITERATURA COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "No contexto educacional contemporâneo, a abordagem de temáticas sensíveis e relevantes se destaca como um meio de promover a reflexão crítica e a conscientização dos alunos sobre questões sociais. Este resumo expandido descreve uma experiência pedagógica realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, com o propósito de introduzir o período literário realista no Brasil com o foco na representação do negro na sociedade e na literatura. Este trabalho tem como objetivo detalhar a metodologia empregada, os referenciais teóricos utilizados e os resultados obtidos, visando evidenciar como a análise literária pode ser uma ferramenta poderosa para a compreensão das complexidades raciais presentes na sociedade brasileira. Ao explorar diferentes formas de manifestação artística e escrita, os alunos foram incentivados a expressar suas reflexões sobre o negro na sociedade. Concluímos que a atividade não apenas fortaleceu a representatividade e valorização da diversidade cultural, mas também encorajou os alunos a se tornarem agentes de transformação, lutando pela igualdade racial e contribuindo para um futuro mais justo e igualitário."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3515_TB712_31082023002345.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE CRISTINA THEODORO BREVE"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE"
    "autor_email" => "dayanectheodoro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103283
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 3515
    "titulo" => "A LITERATURA COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "No contexto educacional contemporâneo, a abordagem de temáticas sensíveis e relevantes se destaca como um meio de promover a reflexão crítica e a conscientização dos alunos sobre questões sociais. Este resumo expandido descreve uma experiência pedagógica realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, com o propósito de introduzir o período literário realista no Brasil com o foco na representação do negro na sociedade e na literatura. Este trabalho tem como objetivo detalhar a metodologia empregada, os referenciais teóricos utilizados e os resultados obtidos, visando evidenciar como a análise literária pode ser uma ferramenta poderosa para a compreensão das complexidades raciais presentes na sociedade brasileira. Ao explorar diferentes formas de manifestação artística e escrita, os alunos foram incentivados a expressar suas reflexões sobre o negro na sociedade. Concluímos que a atividade não apenas fortaleceu a representatividade e valorização da diversidade cultural, mas também encorajou os alunos a se tornarem agentes de transformação, lutando pela igualdade racial e contribuindo para um futuro mais justo e igualitário."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3515_TB712_31082023002345.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE CRISTINA THEODORO BREVE"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE"
    "autor_email" => "dayanectheodoro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

No contexto educacional contemporâneo, a abordagem de temáticas sensíveis e relevantes se destaca como um meio de promover a reflexão crítica e a conscientização dos alunos sobre questões sociais. Este resumo expandido descreve uma experiência pedagógica realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, com o propósito de introduzir o período literário realista no Brasil com o foco na representação do negro na sociedade e na literatura. Este trabalho tem como objetivo detalhar a metodologia empregada, os referenciais teóricos utilizados e os resultados obtidos, visando evidenciar como a análise literária pode ser uma ferramenta poderosa para a compreensão das complexidades raciais presentes na sociedade brasileira. Ao explorar diferentes formas de manifestação artística e escrita, os alunos foram incentivados a expressar suas reflexões sobre o negro na sociedade. Concluímos que a atividade não apenas fortaleceu a representatividade e valorização da diversidade cultural, mas também encorajou os alunos a se tornarem agentes de transformação, lutando pela igualdade racial e contribuindo para um futuro mais justo e igualitário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.