Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA REGÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103267
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 5628
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA REGÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas na regência da sequência didática, em uma escola municipal de ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, por meio do programa da residência pedagógica, enquanto aluna de Licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marilia. Além disso, este resumo expandido traz a reflexão através do relato de experiência desta atividade de regência vivenciada em sala de aula, sobre a importância da articulação entre teoria e prática, a troca de experiências com os professores docentes já formados e experientes e a troca e o aprendizado entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno que o processo do ensino e a aprendizagem proporciona. Outro ponto que merece destaque, é o de que como os saberes da prática enriquece o conhecimento de um professor em formação e o quanto esta vivência aprofundada em sala de aula, que o PRP proporciona , faz toda a diferença na formação da identidade do futuro professor. A regência das aulas, mostrou como é difícil para um professor, principalmente aqueles que estão iniciando sua carreira , controlar e administrar o tempo de aula, seja quando o que foi planejado precisaria de mais tempo para ser executado, seja para usar o tempo que foi estipulado para tal atividade, sem que sobre tempo livre. Por fim, no decorrer da atividade foi possível perceber o quanto as crianças nos ensinam e nos surpreendem, seja em coisas mínimas ou em atividades mais complexas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5628_TB693_20112023140032.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Karen Cristina"
    "autor_email" => "karen.c.oliveira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103267
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 5628
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA REGÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas na regência da sequência didática, em uma escola municipal de ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, por meio do programa da residência pedagógica, enquanto aluna de Licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marilia. Além disso, este resumo expandido traz a reflexão através do relato de experiência desta atividade de regência vivenciada em sala de aula, sobre a importância da articulação entre teoria e prática, a troca de experiências com os professores docentes já formados e experientes e a troca e o aprendizado entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno que o processo do ensino e a aprendizagem proporciona. Outro ponto que merece destaque, é o de que como os saberes da prática enriquece o conhecimento de um professor em formação e o quanto esta vivência aprofundada em sala de aula, que o PRP proporciona , faz toda a diferença na formação da identidade do futuro professor. A regência das aulas, mostrou como é difícil para um professor, principalmente aqueles que estão iniciando sua carreira , controlar e administrar o tempo de aula, seja quando o que foi planejado precisaria de mais tempo para ser executado, seja para usar o tempo que foi estipulado para tal atividade, sem que sobre tempo livre. Por fim, no decorrer da atividade foi possível perceber o quanto as crianças nos ensinam e nos surpreendem, seja em coisas mínimas ou em atividades mais complexas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5628_TB693_20112023140032.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Karen Cristina"
    "autor_email" => "karen.c.oliveira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas na regência da sequência didática, em uma escola municipal de ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, por meio do programa da residência pedagógica, enquanto aluna de Licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marilia. Além disso, este resumo expandido traz a reflexão através do relato de experiência desta atividade de regência vivenciada em sala de aula, sobre a importância da articulação entre teoria e prática, a troca de experiências com os professores docentes já formados e experientes e a troca e o aprendizado entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno que o processo do ensino e a aprendizagem proporciona. Outro ponto que merece destaque, é o de que como os saberes da prática enriquece o conhecimento de um professor em formação e o quanto esta vivência aprofundada em sala de aula, que o PRP proporciona , faz toda a diferença na formação da identidade do futuro professor. A regência das aulas, mostrou como é difícil para um professor, principalmente aqueles que estão iniciando sua carreira , controlar e administrar o tempo de aula, seja quando o que foi planejado precisaria de mais tempo para ser executado, seja para usar o tempo que foi estipulado para tal atividade, sem que sobre tempo livre. Por fim, no decorrer da atividade foi possível perceber o quanto as crianças nos ensinam e nos surpreendem, seja em coisas mínimas ou em atividades mais complexas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.