Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA : A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE NA SUA FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103262
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 688
    "inscrito_id" => 4078
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA : A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE NA SUA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Este trabalho expõe como escopo relatar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- CESC/UEMA, procurando apresentar as vivências e resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica, onde nessa fase tivemos a oportunidade de refletir, aprender, tirar dúvidas sobre o processo de formação docente. Também fala sobre a nossa base teórica que foi norteada por autores como Freire, Nóvoa, Huberman dentre outros. Os materiais e métodos utilizados foram por meio de estudos bibliográficos, através das leituras, anotações, resumos e escrita do diário de bordo. Também tínhamos os encontros, que aconteceram de forma remota e presencial e a imersão na escola, onde formos divididos em três equipes, cada uma com a preceptora da escola campo. Minha equipe fez parte da escola U. E. M Ruy Frazão Soares, na qual tivemos o ensejo e momentos de ambientação, observação e preparação, onde realizamos intervenções com projetos ofertados aos alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contamos ainda com a participação de professores doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Dessa forma buscando mostrar a importância do programa na vida e formação teórica e prática dos futuros professores que foram contemplados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4078_TB688_20112023163812.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANE DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANE"
    "autor_email" => "ligiasilva373@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103262
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 688
    "inscrito_id" => 4078
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA : A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE NA SUA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Este trabalho expõe como escopo relatar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- CESC/UEMA, procurando apresentar as vivências e resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica, onde nessa fase tivemos a oportunidade de refletir, aprender, tirar dúvidas sobre o processo de formação docente. Também fala sobre a nossa base teórica que foi norteada por autores como Freire, Nóvoa, Huberman dentre outros. Os materiais e métodos utilizados foram por meio de estudos bibliográficos, através das leituras, anotações, resumos e escrita do diário de bordo. Também tínhamos os encontros, que aconteceram de forma remota e presencial e a imersão na escola, onde formos divididos em três equipes, cada uma com a preceptora da escola campo. Minha equipe fez parte da escola U. E. M Ruy Frazão Soares, na qual tivemos o ensejo e momentos de ambientação, observação e preparação, onde realizamos intervenções com projetos ofertados aos alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contamos ainda com a participação de professores doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Dessa forma buscando mostrar a importância do programa na vida e formação teórica e prática dos futuros professores que foram contemplados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4078_TB688_20112023163812.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANE DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANE"
    "autor_email" => "ligiasilva373@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho expõe como escopo relatar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- CESC/UEMA, procurando apresentar as vivências e resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica, onde nessa fase tivemos a oportunidade de refletir, aprender, tirar dúvidas sobre o processo de formação docente. Também fala sobre a nossa base teórica que foi norteada por autores como Freire, Nóvoa, Huberman dentre outros. Os materiais e métodos utilizados foram por meio de estudos bibliográficos, através das leituras, anotações, resumos e escrita do diário de bordo. Também tínhamos os encontros, que aconteceram de forma remota e presencial e a imersão na escola, onde formos divididos em três equipes, cada uma com a preceptora da escola campo. Minha equipe fez parte da escola U. E. M Ruy Frazão Soares, na qual tivemos o ensejo e momentos de ambientação, observação e preparação, onde realizamos intervenções com projetos ofertados aos alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contamos ainda com a participação de professores doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Dessa forma buscando mostrar a importância do programa na vida e formação teórica e prática dos futuros professores que foram contemplados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.