Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MINIPROJETO TEMÁTICO HIDRATAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103351
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 789
    "inscrito_id" => 5821
    "titulo" => "MINIPROJETO TEMÁTICO HIDRATAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"
    "resumo" => "O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e Atividade Física, com alunos da Educação Infantil. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado enfoque ao tema hidratação e atividade física adotando variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5821_TB789_31082023103522.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA OLIVEIRA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA Oliveira"
    "autor_email" => "amanda.o.moreira@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103351
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 789
    "inscrito_id" => 5821
    "titulo" => "MINIPROJETO TEMÁTICO HIDRATAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"
    "resumo" => "O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e Atividade Física, com alunos da Educação Infantil. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado enfoque ao tema hidratação e atividade física adotando variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5821_TB789_31082023103522.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA OLIVEIRA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA Oliveira"
    "autor_email" => "amanda.o.moreira@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo relata uma experiência de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, vinculados ao Projeto Institucional Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola da rede pública municipal na cidade de Viçosa, MG. Trata-se de uma vivência que, por meio do desenvolvimento de um miniprojeto temático intitulado Hidratação e Atividade Física, com alunos da Educação Infantil. Por meio de ação planejada e acompanhada pelo orientador, preceptor e residentes do referido núcleo, o miniprojeto propiciou aos acadêmicos vivenciar, de forma intensa e ativa, situações concretas no processo ensino aprendizagem dos conteúdos da Educação Física, durante as quais foi dado enfoque ao tema hidratação e atividade física adotando variadas formas de abordagem, como leituras, discussões, ações e reflexões alicerçadas nas orientações contidas na literatura específica, observando os pressupostos da Metodologia do Ensino da Educação Física e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.