Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DISTRIBUINDO NA TABELA: JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103231
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "DISTRIBUINDO NA TABELA: JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os jogos didáticos são um recurso muito utilizado no ensino de química, pois alguns são considerados como ferramentas para que os conteúdos não sejam trabalhados de forma mecânica e descontextualizada evitando a memorização simples e um aprendizado mecanizado pois a aproximação do conteúdo torna o ensino mais intuitivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o uso de jogos como suporte para o ensino de química. A proposta do trabalho foi a elaboração e confecção de um jogo de tabuleiro com fácil execução e que facilitasse a assimilação dos conceitos de tabela periódica e distribuição eletrônica. A ideia central é que seja um jogo divertido, propiciando uma disputa saudável entre os jogadores e, ao mesmo tempo, que estimule a compreensão dos conteúdos. O referencial teórico utilizado foram os que priorizam os métodos de ensino alternativos aos tradicionais. A metodologia para realização do trabalho e do jogo se baseia numa abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal. A dinâmica do jogo foi apresentada e desenvolvida. Ao final da disputa, os estudantes se reuniram para apresentar suas percepções e sugestões de como aprimorar o jogo, bem como, avaliar se acreditam que ele contribui com a aprendizagem. Considerando o envolvimento e os comentários positivos dos participantes sobre o jogo, pode-se afirmar que essa dinâmica possibilitou concluir que a prática foi eficaz e pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de distribuição eletrônica e tabela periódica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6397_TB646_30082023223836.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE SILVA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "mi.pelotastst@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103231
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "DISTRIBUINDO NA TABELA: JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os jogos didáticos são um recurso muito utilizado no ensino de química, pois alguns são considerados como ferramentas para que os conteúdos não sejam trabalhados de forma mecânica e descontextualizada evitando a memorização simples e um aprendizado mecanizado pois a aproximação do conteúdo torna o ensino mais intuitivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o uso de jogos como suporte para o ensino de química. A proposta do trabalho foi a elaboração e confecção de um jogo de tabuleiro com fácil execução e que facilitasse a assimilação dos conceitos de tabela periódica e distribuição eletrônica. A ideia central é que seja um jogo divertido, propiciando uma disputa saudável entre os jogadores e, ao mesmo tempo, que estimule a compreensão dos conteúdos. O referencial teórico utilizado foram os que priorizam os métodos de ensino alternativos aos tradicionais. A metodologia para realização do trabalho e do jogo se baseia numa abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal. A dinâmica do jogo foi apresentada e desenvolvida. Ao final da disputa, os estudantes se reuniram para apresentar suas percepções e sugestões de como aprimorar o jogo, bem como, avaliar se acreditam que ele contribui com a aprendizagem. Considerando o envolvimento e os comentários positivos dos participantes sobre o jogo, pode-se afirmar que essa dinâmica possibilitou concluir que a prática foi eficaz e pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de distribuição eletrônica e tabela periódica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6397_TB646_30082023223836.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE SILVA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "mi.pelotastst@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Os jogos didáticos são um recurso muito utilizado no ensino de química, pois alguns são considerados como ferramentas para que os conteúdos não sejam trabalhados de forma mecânica e descontextualizada evitando a memorização simples e um aprendizado mecanizado pois a aproximação do conteúdo torna o ensino mais intuitivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o uso de jogos como suporte para o ensino de química. A proposta do trabalho foi a elaboração e confecção de um jogo de tabuleiro com fácil execução e que facilitasse a assimilação dos conceitos de tabela periódica e distribuição eletrônica. A ideia central é que seja um jogo divertido, propiciando uma disputa saudável entre os jogadores e, ao mesmo tempo, que estimule a compreensão dos conteúdos. O referencial teórico utilizado foram os que priorizam os métodos de ensino alternativos aos tradicionais. A metodologia para realização do trabalho e do jogo se baseia numa abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal. A dinâmica do jogo foi apresentada e desenvolvida. Ao final da disputa, os estudantes se reuniram para apresentar suas percepções e sugestões de como aprimorar o jogo, bem como, avaliar se acreditam que ele contribui com a aprendizagem. Considerando o envolvimento e os comentários positivos dos participantes sobre o jogo, pode-se afirmar que essa dinâmica possibilitou concluir que a prática foi eficaz e pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de distribuição eletrônica e tabela periódica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.