Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103212
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 624
    "inscrito_id" => 5051
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência, o qual tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas como residente no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas (IFSul-Pelotas) e apresentar reflexões sobre o desenvolvimento da identidade profissional docente durante o período de atuação no programa. As atividades em sala de aula foram desenvolvidas através de uma docência compartilhada em conjunto com o professor preceptor da disciplina de Física. Além disso, também são descritas atividades formativas, as quais foram realizadas com todo o núcleo de Ciências do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (PRP Ciências-UFPel). Durante o período como residente foram observadas contribuições na formação inicial, tendo sido fundamental no desenvolvimento e mobilização de saberes docentes, além de possibilitar um tempo significativo em sala de aula. Este trabalho serviu de motivação para uma pesquisa de mestrado que será desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel (PPGECM)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5051_TB624_30082023215400.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA FARIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA FARIAS"
    "autor_email" => "ferreirafariasjulia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103212
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 624
    "inscrito_id" => 5051
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de experiência, o qual tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas como residente no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas (IFSul-Pelotas) e apresentar reflexões sobre o desenvolvimento da identidade profissional docente durante o período de atuação no programa. As atividades em sala de aula foram desenvolvidas através de uma docência compartilhada em conjunto com o professor preceptor da disciplina de Física. Além disso, também são descritas atividades formativas, as quais foram realizadas com todo o núcleo de Ciências do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (PRP Ciências-UFPel). Durante o período como residente foram observadas contribuições na formação inicial, tendo sido fundamental no desenvolvimento e mobilização de saberes docentes, além de possibilitar um tempo significativo em sala de aula. Este trabalho serviu de motivação para uma pesquisa de mestrado que será desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel (PPGECM)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5051_TB624_30082023215400.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA FARIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA FARIAS"
    "autor_email" => "ferreirafariasjulia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência, o qual tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas como residente no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas (IFSul-Pelotas) e apresentar reflexões sobre o desenvolvimento da identidade profissional docente durante o período de atuação no programa. As atividades em sala de aula foram desenvolvidas através de uma docência compartilhada em conjunto com o professor preceptor da disciplina de Física. Além disso, também são descritas atividades formativas, as quais foram realizadas com todo o núcleo de Ciências do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (PRP Ciências-UFPel). Durante o período como residente foram observadas contribuições na formação inicial, tendo sido fundamental no desenvolvimento e mobilização de saberes docentes, além de possibilitar um tempo significativo em sala de aula. Este trabalho serviu de motivação para uma pesquisa de mestrado que será desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel (PPGECM).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.