Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS SABERES EXPERIENCIAIS DO PRECEPTOR AUXILIANDO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DOS RESIDENTES DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE VIVÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103140
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 6672
    "titulo" => "OS SABERES EXPERIENCIAIS DO PRECEPTOR AUXILIANDO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DOS RESIDENTES DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE VIVÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "Em se tratando de formação de professores é importante destacar que o processo de formação inicial se dá através de um conjunto de ações voltadas ao ensino, dentre elas a forma como os professores organizam este ensino. Nessa direção destaca-se que ensinar é mobilizar uma ampla variedade de saberes compostos de saberes científicos e saberes práticos voltados à docência conforme explicitado por Tardif. Nesse campo de saberes destaca-se os da experiência do professor. Nessa direção apresentamos uma discussão voltada aos saberes experienciais e a influência destes na organização de ensino durante a vivência do Programa de Residência Pedagógica de Matemática promovido pela Capes – Edital 2022. Para tanto, temos como objetivo discutir o processo da organização do ensino realizado pelos residentes mediado pelos saberes experienciais dos preceptores de escolas campo de residência pedagógica. Assim, este estudo dar-se-á através de uma análise qualitativa dentro de uma abordagem exploratória do tipo descritivo-explicativa com base documental composto de duas etapas estruturadas da seguinte forma: a primeira etapa voltada a construção de uma categorização para análises e a partir desta a segunda etapa sistematizando indícios dos saberes experienciais dos preceptores embasado nos recortes das tendencias metodológicas presentes nas organizações de ensino apresentadas nas sequencias didáticas estruturadas para as aulas apontadas nos relatórios dos residentes. Como resultados destacamos que os saberes experienciais mediante as tendências metodológicas dos preceptores são norteadoras para a construção pelos residentes de sequencias didáticas que foram vivenciadas no transcorrer do segundo módulo da residência pedagógica em execução nas escolas campo de residência."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6672_TB543_20112023082730.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE"
    "autor_email" => "vania.duarte@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103140
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 6672
    "titulo" => "OS SABERES EXPERIENCIAIS DO PRECEPTOR AUXILIANDO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DOS RESIDENTES DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE VIVÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "Em se tratando de formação de professores é importante destacar que o processo de formação inicial se dá através de um conjunto de ações voltadas ao ensino, dentre elas a forma como os professores organizam este ensino. Nessa direção destaca-se que ensinar é mobilizar uma ampla variedade de saberes compostos de saberes científicos e saberes práticos voltados à docência conforme explicitado por Tardif. Nesse campo de saberes destaca-se os da experiência do professor. Nessa direção apresentamos uma discussão voltada aos saberes experienciais e a influência destes na organização de ensino durante a vivência do Programa de Residência Pedagógica de Matemática promovido pela Capes – Edital 2022. Para tanto, temos como objetivo discutir o processo da organização do ensino realizado pelos residentes mediado pelos saberes experienciais dos preceptores de escolas campo de residência pedagógica. Assim, este estudo dar-se-á através de uma análise qualitativa dentro de uma abordagem exploratória do tipo descritivo-explicativa com base documental composto de duas etapas estruturadas da seguinte forma: a primeira etapa voltada a construção de uma categorização para análises e a partir desta a segunda etapa sistematizando indícios dos saberes experienciais dos preceptores embasado nos recortes das tendencias metodológicas presentes nas organizações de ensino apresentadas nas sequencias didáticas estruturadas para as aulas apontadas nos relatórios dos residentes. Como resultados destacamos que os saberes experienciais mediante as tendências metodológicas dos preceptores são norteadoras para a construção pelos residentes de sequencias didáticas que foram vivenciadas no transcorrer do segundo módulo da residência pedagógica em execução nas escolas campo de residência."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6672_TB543_20112023082730.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE"
    "autor_email" => "vania.duarte@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Em se tratando de formação de professores é importante destacar que o processo de formação inicial se dá através de um conjunto de ações voltadas ao ensino, dentre elas a forma como os professores organizam este ensino. Nessa direção destaca-se que ensinar é mobilizar uma ampla variedade de saberes compostos de saberes científicos e saberes práticos voltados à docência conforme explicitado por Tardif. Nesse campo de saberes destaca-se os da experiência do professor. Nessa direção apresentamos uma discussão voltada aos saberes experienciais e a influência destes na organização de ensino durante a vivência do Programa de Residência Pedagógica de Matemática promovido pela Capes – Edital 2022. Para tanto, temos como objetivo discutir o processo da organização do ensino realizado pelos residentes mediado pelos saberes experienciais dos preceptores de escolas campo de residência pedagógica. Assim, este estudo dar-se-á através de uma análise qualitativa dentro de uma abordagem exploratória do tipo descritivo-explicativa com base documental composto de duas etapas estruturadas da seguinte forma: a primeira etapa voltada a construção de uma categorização para análises e a partir desta a segunda etapa sistematizando indícios dos saberes experienciais dos preceptores embasado nos recortes das tendencias metodológicas presentes nas organizações de ensino apresentadas nas sequencias didáticas estruturadas para as aulas apontadas nos relatórios dos residentes. Como resultados destacamos que os saberes experienciais mediante as tendências metodológicas dos preceptores são norteadoras para a construção pelos residentes de sequencias didáticas que foram vivenciadas no transcorrer do segundo módulo da residência pedagógica em execução nas escolas campo de residência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.