Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por finalidade destacar as potencialidades do Programa de Residência Pedagógica (PRP) nos cursos de Licenciaturas em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), nos campus Garanhuns; Mata Norte e Petrolina, na construção da identidade docente dos estudantes residentes. Para tanto, utilizamos um questionário com questões objetivas e de múltipla escolha (Google Forms), com o objetivo de identificar as possíveis influências, decorrentes das vivências e práticas dos estudantes ao participarem e promoverem os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica a partir do olhar dos residentes que integram o PRP – Matemática na UPE. A análise dos dados construídos evidenciou que de certa maneira diferentes metodologias de ensino foram adotadas e ampliadas com a composição da rotina e o contato mais efetivo mantido entre os(as) professores(as) preceptores(as), os(as) professores(as) orientadores(as) e os(as) estudantes residentes, na escola campo de estágio. Além disso, foi possível perceber que as relações interpessoais e profissionais estabelecidas com os pares no contexto do PRP favorecem a reflexão acerca das práticas e na constituição dos perfis profissionais dos licenciandos. Os resultados da pesquisa mostram que é por meio das atividades de observação, coparticipação, regência, que as relações epistêmicas, interpessoais e didáticas são instituídas e a identidade docente é modelada e fortalecida.

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