Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS CURSOS DO IFMG CAMPUS FORMIGA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102816
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 5167
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS CURSOS DO IFMG CAMPUS FORMIGA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de aproximação de dados para retratar a evasão em quatro cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior pública de Minas Gerais. Para criação dos modelos de análise foram utilizados dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo geral do modelo foi verificar o quantitativo de ingressantes e concluintes por ano. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se pesquisas que retratam causas de evasão em outros cursos que servissem de referência para comparação com possíveis causas relacionadas aos cursos dessa instituição. A partir das análises, foram selecionados modelos de aproximações de dados adequados para retratar a evasão em quatro cursos superiores dessa Instituição: Licenciatura em Matemática, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Administração, fazendo assim uma análise do panorama atual e uma projeção de dados para o ano de 2030. Como metodologia, foram realizadas: análise de referencial teórico sobre a evasão em cursos de graduação, coleta de dados sobre os cursos de graduação do IFMG-Campus Formiga no site do INEP e uso de softwares como o LibreOffice Calc, Graphmatica, Excel e Google Sheets para desenvolvimento dos modelos matemáticos. A técnica de interpolação utilizada foi por meio de aproximações de dados. Conforme o modelo, os cursos de Administração, Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação terão resultados diferentes em termos de ingressantes e concluintes para 2030."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5167_TB186_25082023232618.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FRANCISCO REIS VIEIRA BARCELETE"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "jfbarcelete12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102816
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 5167
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS CURSOS DO IFMG CAMPUS FORMIGA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de aproximação de dados para retratar a evasão em quatro cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior pública de Minas Gerais. Para criação dos modelos de análise foram utilizados dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo geral do modelo foi verificar o quantitativo de ingressantes e concluintes por ano. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se pesquisas que retratam causas de evasão em outros cursos que servissem de referência para comparação com possíveis causas relacionadas aos cursos dessa instituição. A partir das análises, foram selecionados modelos de aproximações de dados adequados para retratar a evasão em quatro cursos superiores dessa Instituição: Licenciatura em Matemática, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Administração, fazendo assim uma análise do panorama atual e uma projeção de dados para o ano de 2030. Como metodologia, foram realizadas: análise de referencial teórico sobre a evasão em cursos de graduação, coleta de dados sobre os cursos de graduação do IFMG-Campus Formiga no site do INEP e uso de softwares como o LibreOffice Calc, Graphmatica, Excel e Google Sheets para desenvolvimento dos modelos matemáticos. A técnica de interpolação utilizada foi por meio de aproximações de dados. Conforme o modelo, os cursos de Administração, Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação terão resultados diferentes em termos de ingressantes e concluintes para 2030."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5167_TB186_25082023232618.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FRANCISCO REIS VIEIRA BARCELETE"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "jfbarcelete12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de aproximação de dados para retratar a evasão em quatro cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior pública de Minas Gerais. Para criação dos modelos de análise foram utilizados dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo geral do modelo foi verificar o quantitativo de ingressantes e concluintes por ano. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se pesquisas que retratam causas de evasão em outros cursos que servissem de referência para comparação com possíveis causas relacionadas aos cursos dessa instituição. A partir das análises, foram selecionados modelos de aproximações de dados adequados para retratar a evasão em quatro cursos superiores dessa Instituição: Licenciatura em Matemática, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Administração, fazendo assim uma análise do panorama atual e uma projeção de dados para o ano de 2030. Como metodologia, foram realizadas: análise de referencial teórico sobre a evasão em cursos de graduação, coleta de dados sobre os cursos de graduação do IFMG-Campus Formiga no site do INEP e uso de softwares como o LibreOffice Calc, Graphmatica, Excel e Google Sheets para desenvolvimento dos modelos matemáticos. A técnica de interpolação utilizada foi por meio de aproximações de dados. Conforme o modelo, os cursos de Administração, Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação terão resultados diferentes em termos de ingressantes e concluintes para 2030.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.