Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA AÇÃO NECESSÁRIA PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103014
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 403
    "inscrito_id" => 2885
    "titulo" => "CONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA AÇÃO NECESSÁRIA PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato visa retratar as etapas realizadas de fevereiro a junho de 2023, no programa Residência Pedagógica que integra discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão- Campus/Pinheiro, com o objetivo de apresentar as atividades realizadas no 1º módulo, com carga horária total de 162 horas, sendo 82 horas para a preparação da equipe e 80 horas para atividades de formação do residentes com acompanhamento pedagógico por docentes orientadores. A metodologia utilizada contou com um período de experiências que se deu na escola Centro Educa Mais Dom Ungarelli com as turmas do 1º, 2º, 3º ano, onde pude através da etapa entender como desenvolver melhor atividades em sala, a partir dos objetivos de aprendizagem elencados pela professora preceptora nos planos de ensino pautados na BNCC. No período de regência pude colocar em prática conteúdos aprendidos durante a caminhada acadêmica e ter um contato mais direto com os alunos que foi imprescindível para que houvesse troca e enriquecimento de saberes. A experiência na realidade escolar foi de suma importância para minha formação como futura professora de Biologia, pois através dessa vivência foi possível desenvolver na prática atividades que irão contribuir para auxiliar em experiências futuras."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2885_TB403_30082023111331.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KRISLAYNNE DE JESUS SOARES BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "KRISLAYNNE"
    "autor_email" => "krislaynnebragasoares063@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103014
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 403
    "inscrito_id" => 2885
    "titulo" => "CONEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA AÇÃO NECESSÁRIA PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato visa retratar as etapas realizadas de fevereiro a junho de 2023, no programa Residência Pedagógica que integra discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão- Campus/Pinheiro, com o objetivo de apresentar as atividades realizadas no 1º módulo, com carga horária total de 162 horas, sendo 82 horas para a preparação da equipe e 80 horas para atividades de formação do residentes com acompanhamento pedagógico por docentes orientadores. A metodologia utilizada contou com um período de experiências que se deu na escola Centro Educa Mais Dom Ungarelli com as turmas do 1º, 2º, 3º ano, onde pude através da etapa entender como desenvolver melhor atividades em sala, a partir dos objetivos de aprendizagem elencados pela professora preceptora nos planos de ensino pautados na BNCC. No período de regência pude colocar em prática conteúdos aprendidos durante a caminhada acadêmica e ter um contato mais direto com os alunos que foi imprescindível para que houvesse troca e enriquecimento de saberes. A experiência na realidade escolar foi de suma importância para minha formação como futura professora de Biologia, pois através dessa vivência foi possível desenvolver na prática atividades que irão contribuir para auxiliar em experiências futuras."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2885_TB403_30082023111331.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KRISLAYNNE DE JESUS SOARES BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "KRISLAYNNE"
    "autor_email" => "krislaynnebragasoares063@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato visa retratar as etapas realizadas de fevereiro a junho de 2023, no programa Residência Pedagógica que integra discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão- Campus/Pinheiro, com o objetivo de apresentar as atividades realizadas no 1º módulo, com carga horária total de 162 horas, sendo 82 horas para a preparação da equipe e 80 horas para atividades de formação do residentes com acompanhamento pedagógico por docentes orientadores. A metodologia utilizada contou com um período de experiências que se deu na escola Centro Educa Mais Dom Ungarelli com as turmas do 1º, 2º, 3º ano, onde pude através da etapa entender como desenvolver melhor atividades em sala, a partir dos objetivos de aprendizagem elencados pela professora preceptora nos planos de ensino pautados na BNCC. No período de regência pude colocar em prática conteúdos aprendidos durante a caminhada acadêmica e ter um contato mais direto com os alunos que foi imprescindível para que houvesse troca e enriquecimento de saberes. A experiência na realidade escolar foi de suma importância para minha formação como futura professora de Biologia, pois através dessa vivência foi possível desenvolver na prática atividades que irão contribuir para auxiliar em experiências futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.