Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LIÇÕES E APRENDIZADOS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102798
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 588
    "titulo" => "LIÇÕES E APRENDIZADOS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A Residência Pedagógica em Geografia é uma experiência enriquecedora e essencial na formação dos futuros docentes. Durante o período de 01/11/2022 a 20/08/2023 na Escola Estadual Sant’Ana, tive a oportunidade de vivenciar a prática docente e aprofundar meus conhecimentos. Com a supervisão da professora-orientadora foi possível observar e participar das aulas, planejar atividades e realizar minhas regências na escola-campo. Além disso, a partir da vivência obteve-se uma visão mais abrangente sobre a realidade escolar e os desafios enfrentados no cotidiano tanto pelos professores quanto pelos alunos. Nesse sentido, este relato tem o objetivo de expor a percepção de uma residente sobre um dos desafios enfrentados durante o processo de formação teórico-prática, neste caso, os primeiros impactos oriundos da implementação da nova reforma do ensino médio. Com alto índice de reprovações mesmo com os alunos em de sala de aula, este trabalho analisa o contexto desse desinteresse, por parte dos alunos, evidenciando que o processo de ensino-aprendizagem é moldado a partir tanto da infraestrutura quanto dos recursos didáticos e pedagógicos da escola. Por fim, destaca-se a necessidade do projeto de Residência Pedagógica para fins de compreender a realidade e o cotidiano da sala de aula, com seus desafios, particularidades e, principalmente, desenvolver métodos e metodologias para se trabalhar com os materiais e recursos disponíveis."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID588_TB166_24112023152808.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CASTRO DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "castrob491@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102798
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 588
    "titulo" => "LIÇÕES E APRENDIZADOS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A Residência Pedagógica em Geografia é uma experiência enriquecedora e essencial na formação dos futuros docentes. Durante o período de 01/11/2022 a 20/08/2023 na Escola Estadual Sant’Ana, tive a oportunidade de vivenciar a prática docente e aprofundar meus conhecimentos. Com a supervisão da professora-orientadora foi possível observar e participar das aulas, planejar atividades e realizar minhas regências na escola-campo. Além disso, a partir da vivência obteve-se uma visão mais abrangente sobre a realidade escolar e os desafios enfrentados no cotidiano tanto pelos professores quanto pelos alunos. Nesse sentido, este relato tem o objetivo de expor a percepção de uma residente sobre um dos desafios enfrentados durante o processo de formação teórico-prática, neste caso, os primeiros impactos oriundos da implementação da nova reforma do ensino médio. Com alto índice de reprovações mesmo com os alunos em de sala de aula, este trabalho analisa o contexto desse desinteresse, por parte dos alunos, evidenciando que o processo de ensino-aprendizagem é moldado a partir tanto da infraestrutura quanto dos recursos didáticos e pedagógicos da escola. Por fim, destaca-se a necessidade do projeto de Residência Pedagógica para fins de compreender a realidade e o cotidiano da sala de aula, com seus desafios, particularidades e, principalmente, desenvolver métodos e metodologias para se trabalhar com os materiais e recursos disponíveis."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID588_TB166_24112023152808.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CASTRO DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "castrob491@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Residência Pedagógica em Geografia é uma experiência enriquecedora e essencial na formação dos futuros docentes. Durante o período de 01/11/2022 a 20/08/2023 na Escola Estadual Sant’Ana, tive a oportunidade de vivenciar a prática docente e aprofundar meus conhecimentos. Com a supervisão da professora-orientadora foi possível observar e participar das aulas, planejar atividades e realizar minhas regências na escola-campo. Além disso, a partir da vivência obteve-se uma visão mais abrangente sobre a realidade escolar e os desafios enfrentados no cotidiano tanto pelos professores quanto pelos alunos. Nesse sentido, este relato tem o objetivo de expor a percepção de uma residente sobre um dos desafios enfrentados durante o processo de formação teórico-prática, neste caso, os primeiros impactos oriundos da implementação da nova reforma do ensino médio. Com alto índice de reprovações mesmo com os alunos em de sala de aula, este trabalho analisa o contexto desse desinteresse, por parte dos alunos, evidenciando que o processo de ensino-aprendizagem é moldado a partir tanto da infraestrutura quanto dos recursos didáticos e pedagógicos da escola. Por fim, destaca-se a necessidade do projeto de Residência Pedagógica para fins de compreender a realidade e o cotidiano da sala de aula, com seus desafios, particularidades e, principalmente, desenvolver métodos e metodologias para se trabalhar com os materiais e recursos disponíveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.