Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO COMBATE AO RACISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102941
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 4102
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO COMBATE AO RACISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Nesse relato de experiência trouxemos uma atividade desenvolvida no ensino fundamental de uma escola periférica, em que trabalhamos as habilidades socioemocionais, nos propusemos a fazer a leitura o livro "Verde de Inveja" de Sara Agostini para as crianças, ao fim da história pedimos a interação delas para saber em quais momentos elas sentiram inveja de algo ou alguém. Nos deparamos com o relato de uma aluno que sofreu as mazelas do racismo. Em nosso relato dialogamos com alguns autores para podermos entender o surgimento no âmbito social e os impactos que o racismo pode provocar nas crianças. No momento em que ficamos cientes da situação vivida pela criança, percebemos que o espaço que estamos ocupando dentro de sala de aula, deve ser um espaço de combate de qualquer situação discriminatória, e não seria diferente com o racismo, mudamos o nosso planejamento do dia para que houvesse a compreensão da pluralidade étnica-racial no Brasil, a fim de haver a exaltação da beleza que existe na diversidade e principalmente nas crianças, para que dessa forma, elas olhem para si e se sintam belas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4102_TB318_20112023103804.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS ARAÚJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "malima@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102941
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 318
    "inscrito_id" => 4102
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO COMBATE AO RACISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Nesse relato de experiência trouxemos uma atividade desenvolvida no ensino fundamental de uma escola periférica, em que trabalhamos as habilidades socioemocionais, nos propusemos a fazer a leitura o livro "Verde de Inveja" de Sara Agostini para as crianças, ao fim da história pedimos a interação delas para saber em quais momentos elas sentiram inveja de algo ou alguém. Nos deparamos com o relato de uma aluno que sofreu as mazelas do racismo. Em nosso relato dialogamos com alguns autores para podermos entender o surgimento no âmbito social e os impactos que o racismo pode provocar nas crianças. No momento em que ficamos cientes da situação vivida pela criança, percebemos que o espaço que estamos ocupando dentro de sala de aula, deve ser um espaço de combate de qualquer situação discriminatória, e não seria diferente com o racismo, mudamos o nosso planejamento do dia para que houvesse a compreensão da pluralidade étnica-racial no Brasil, a fim de haver a exaltação da beleza que existe na diversidade e principalmente nas crianças, para que dessa forma, elas olhem para si e se sintam belas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4102_TB318_20112023103804.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS ARAÚJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "malima@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Nesse relato de experiência trouxemos uma atividade desenvolvida no ensino fundamental de uma escola periférica, em que trabalhamos as habilidades socioemocionais, nos propusemos a fazer a leitura o livro "Verde de Inveja" de Sara Agostini para as crianças, ao fim da história pedimos a interação delas para saber em quais momentos elas sentiram inveja de algo ou alguém. Nos deparamos com o relato de uma aluno que sofreu as mazelas do racismo. Em nosso relato dialogamos com alguns autores para podermos entender o surgimento no âmbito social e os impactos que o racismo pode provocar nas crianças. No momento em que ficamos cientes da situação vivida pela criança, percebemos que o espaço que estamos ocupando dentro de sala de aula, deve ser um espaço de combate de qualquer situação discriminatória, e não seria diferente com o racismo, mudamos o nosso planejamento do dia para que houvesse a compreensão da pluralidade étnica-racial no Brasil, a fim de haver a exaltação da beleza que existe na diversidade e principalmente nas crianças, para que dessa forma, elas olhem para si e se sintam belas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.