Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO PEDAGOGIA DO PIBID - UFRR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102879
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO PEDAGOGIA DO PIBID - UFRR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR"
    "resumo" => "O trabalho é baseado na análise dos relatos de experiências com foco nas vivências dos pibidianos do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. As três escolas campos são do ensino fundamental I, do município de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem a proximidade do pesquisador com o campo, colaboradores considerados no processo e o contato direto com o objeto de estudo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo - leitura flutuante, definição das categorias e a construção das inferências. A atividade docente é uma tarefa primordial para o desenvolvimento político e social. Ao analisar os relatos dos pibidianos sobre as suas experiências formativas na escola, é revelada uma outra perspectiva que apontam para uma centelha que pode vir a contribuir para o fortalecimento da identidade docente e a de alinhar a formação inicial à formação continuada. Os relatos apontam a inserção e a troca de experiência como essenciais na decisão do exercício da docência. Destaca-se nos relatos a receptividade da maioria dos professores e da escola como um todo. A interação com os alunos e o conhecimento do ambiente, do planejamento, dos métodos e das relações estabelecidas apresentam para os futuros profissionais a sinalização do que os espera, sem que sejam tomados de surpreza. A produção e a aplicação do conhecimento têm chamado atenção dos pibidianos e a necessidade de vinculação desses com a realidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID181_TB253_15112023201046.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO CORSINI LIRIO"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO"
    "autor_email" => "flavio.corsini@ufrr.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102879
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AÇÕES DO SUBPROJETO PEDAGOGIA DO PIBID - UFRR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR"
    "resumo" => "O trabalho é baseado na análise dos relatos de experiências com foco nas vivências dos pibidianos do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. As três escolas campos são do ensino fundamental I, do município de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem a proximidade do pesquisador com o campo, colaboradores considerados no processo e o contato direto com o objeto de estudo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo - leitura flutuante, definição das categorias e a construção das inferências. A atividade docente é uma tarefa primordial para o desenvolvimento político e social. Ao analisar os relatos dos pibidianos sobre as suas experiências formativas na escola, é revelada uma outra perspectiva que apontam para uma centelha que pode vir a contribuir para o fortalecimento da identidade docente e a de alinhar a formação inicial à formação continuada. Os relatos apontam a inserção e a troca de experiência como essenciais na decisão do exercício da docência. Destaca-se nos relatos a receptividade da maioria dos professores e da escola como um todo. A interação com os alunos e o conhecimento do ambiente, do planejamento, dos métodos e das relações estabelecidas apresentam para os futuros profissionais a sinalização do que os espera, sem que sejam tomados de surpreza. A produção e a aplicação do conhecimento têm chamado atenção dos pibidianos e a necessidade de vinculação desses com a realidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID181_TB253_15112023201046.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIO CORSINI LIRIO"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIO"
    "autor_email" => "flavio.corsini@ufrr.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O trabalho é baseado na análise dos relatos de experiências com foco nas vivências dos pibidianos do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. As três escolas campos são do ensino fundamental I, do município de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem a proximidade do pesquisador com o campo, colaboradores considerados no processo e o contato direto com o objeto de estudo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a análise documental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo - leitura flutuante, definição das categorias e a construção das inferências. A atividade docente é uma tarefa primordial para o desenvolvimento político e social. Ao analisar os relatos dos pibidianos sobre as suas experiências formativas na escola, é revelada uma outra perspectiva que apontam para uma centelha que pode vir a contribuir para o fortalecimento da identidade docente e a de alinhar a formação inicial à formação continuada. Os relatos apontam a inserção e a troca de experiência como essenciais na decisão do exercício da docência. Destaca-se nos relatos a receptividade da maioria dos professores e da escola como um todo. A interação com os alunos e o conhecimento do ambiente, do planejamento, dos métodos e das relações estabelecidas apresentam para os futuros profissionais a sinalização do que os espera, sem que sejam tomados de surpreza. A produção e a aplicação do conhecimento têm chamado atenção dos pibidianos e a necessidade de vinculação desses com a realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.