Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MUITA HISTÓRIA PARA ALÉM DA EUROPA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A VIVÊNCIA DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Como falar da Idade Média sem desconsiderar outras existências no recorte cronológico a que se refere? Como abordar a passagem da Idade Média para a Idade Moderna sem reproduzir a racionalidade ocidental moderna excludente sobre outras regiões do mundo? Tais questões são o ponto de partida para a reflexão do núcleo de professores em formação inicial e continuada, vinculado ao Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP/UFF), no 7° ano do Ensino Fundamental do CE Manuel de Abreu. Além das discussões curriculares, o texto inclui relatos das experiências dos autores, evidenciando reflexões e vivências proporcionadas pelo Programa. Sob o pressuposto de que currículo é campo de disputas, que a História Escolar deve decidir o que do passado é legítimo ensinar, analisa a opção por uma abordagem intercultural, com referência a processos históricos que não costumam ser tratados com atenção no currículo do 7º ano. Considerando também que narrar transporta experiências, os relatos permitem aos professores refletirem sobre os cruzamentos de fronteiras entre universidade e escola. Por fim, levando em conta o que propõe o PIRP, crer que “ser professora é estar disposta a enfrentar desafios” (Lara) e que importa “construir uma autoridade, contornar a timidez, responsabilizar-se pelo conhecimento e construir uma experiência com os estudantes” (Maria Eduarda), perceber-se “pela primeira vez vivenciando a licenciatura de História” (Yuri) e reconhecer que “o Programa tem proporcionado uma troca constante de saberes teóricos e práticos” (Adriana), talvez sejam os resultados mais importantes a que se poderia chegar, neste momento.

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