Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO CURSINHO POPULAR DONA MILITANA EM NATAL/RN

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102838
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 3673
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO CURSINHO POPULAR DONA MILITANA EM NATAL/RN"
    "resumo" => "O presente relato de experiência trata das vivências e observações feitas enquanto docentes em formação durante período lecionando aulas para o Cursinho Popular Dona Militana em Natal/RN. A educação popular é riquíssima em experiências e prática pedagógica sendo, portanto, pertinente o compartilhamento de vivências enquanto docentes em formação e os impactos dessa vivência para essa formação inicial docente. Objetivamos, com este relato de experiência, comentar e refletir quanto a contribuição do CPDM para a formação inicial docente dos dois primeiros autores, sob orientação da terceira autora, enquanto professores do Cursinho Popular Dona Militana. O Cursinho Popular Dona Militana é um projeto que se detém não apenas na vida dos estudantes, mas também para os licenciandos. Assumindo uma sala de aula diversa, com pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais, que podem estar há vários anos desde que saíram da escola ou até aqueles que ainda estão em ambiente escolar. São experiências que mudam a percepção de ensino, que demonstram a possibilidade de uma educação que consegue ultrapassar as barreiras impostas pela desigualdade e dando perspectiva diferente da visão comercial e bancária que muitas instituições colocam como “fórmula do sucesso”."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3673_TB209_14112023125154.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOEL SOUZA"
    "autor_email" => "souzaemanoel28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102838
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 3673
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO CURSINHO POPULAR DONA MILITANA EM NATAL/RN"
    "resumo" => "O presente relato de experiência trata das vivências e observações feitas enquanto docentes em formação durante período lecionando aulas para o Cursinho Popular Dona Militana em Natal/RN. A educação popular é riquíssima em experiências e prática pedagógica sendo, portanto, pertinente o compartilhamento de vivências enquanto docentes em formação e os impactos dessa vivência para essa formação inicial docente. Objetivamos, com este relato de experiência, comentar e refletir quanto a contribuição do CPDM para a formação inicial docente dos dois primeiros autores, sob orientação da terceira autora, enquanto professores do Cursinho Popular Dona Militana. O Cursinho Popular Dona Militana é um projeto que se detém não apenas na vida dos estudantes, mas também para os licenciandos. Assumindo uma sala de aula diversa, com pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais, que podem estar há vários anos desde que saíram da escola ou até aqueles que ainda estão em ambiente escolar. São experiências que mudam a percepção de ensino, que demonstram a possibilidade de uma educação que consegue ultrapassar as barreiras impostas pela desigualdade e dando perspectiva diferente da visão comercial e bancária que muitas instituições colocam como “fórmula do sucesso”."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3673_TB209_14112023125154.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOEL SOUZA"
    "autor_email" => "souzaemanoel28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência trata das vivências e observações feitas enquanto docentes em formação durante período lecionando aulas para o Cursinho Popular Dona Militana em Natal/RN. A educação popular é riquíssima em experiências e prática pedagógica sendo, portanto, pertinente o compartilhamento de vivências enquanto docentes em formação e os impactos dessa vivência para essa formação inicial docente. Objetivamos, com este relato de experiência, comentar e refletir quanto a contribuição do CPDM para a formação inicial docente dos dois primeiros autores, sob orientação da terceira autora, enquanto professores do Cursinho Popular Dona Militana. O Cursinho Popular Dona Militana é um projeto que se detém não apenas na vida dos estudantes, mas também para os licenciandos. Assumindo uma sala de aula diversa, com pessoas de todas as idades, gêneros, classes sociais, que podem estar há vários anos desde que saíram da escola ou até aqueles que ainda estão em ambiente escolar. São experiências que mudam a percepção de ensino, que demonstram a possibilidade de uma educação que consegue ultrapassar as barreiras impostas pela desigualdade e dando perspectiva diferente da visão comercial e bancária que muitas instituições colocam como “fórmula do sucesso”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.