Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A LEITURA, A ESCRITA E O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102823
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 4721
    "titulo" => "A LEITURA, A ESCRITA E O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O cenário educacional no Brasil tem sido alvo de preocupação e debate há décadas. Uma série de fatores interconectados influenciam diretamente a capacidade dos alunos de compreender, refletir e expressar conhecimentos de maneira satisfatória. Questões estruturais, socioeconômicas e pedagógicas afetam profundamente o sistema educacional do país. Entre os desafios de aprendizado estão a falta de recursos didáticos atualizados, e um currículo descontextualizado. Além disso, a escola não proporciona um ambiente estimulante, prejudicando a motivação dos alunos e impactando diretamente no ensino e aprendizagem. O presente relato aborda de forma descritiva e reflexiva uma atividade realizada no Programa Residência Pedagógica, focada em explorar a performance dos alunos na transcrição dos conhecimentos adquiridos ao desenvolverem uma resposta dissertativa sobre células, composição dos seres vivos e origem da vida. Analisamos as respostas dos alunos, destacando suas compreensões e dificuldades. Os resultados mostraram uma gama de entendimentos e equívocos com lacunas conceituais. A análise geral das respostas revelou um panorama único sobre a organização e expressão dos conhecimentos através da escrita. Diante disso, destacou-se a importância de abordagens de ensino flexíveis e adaptadas, proporcionando aos alunos aprendizado significativo e confiança na expressão do conhecimento, enfatizando que a conexão entre o que é ensinado e a experiência do aluno torna-se crucial para manter a relevância e motivação. Portanto, entendemos que a educação no Brasil deve evoluir com estratégias interdisciplinares, integrando aprendizados, porém o sucesso exige colaboração entre escola, educadores e alunos, buscando uma abordagem holística relacionando o aprendizado ao contexto da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4721_TB194_26082023113710.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIELLEN SILVEIRA ALDRIGHI"
    "autor_nome_curto" => "Chris Aldrighi"
    "autor_email" => "aldrighichris20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102823
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 4721
    "titulo" => "A LEITURA, A ESCRITA E O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O cenário educacional no Brasil tem sido alvo de preocupação e debate há décadas. Uma série de fatores interconectados influenciam diretamente a capacidade dos alunos de compreender, refletir e expressar conhecimentos de maneira satisfatória. Questões estruturais, socioeconômicas e pedagógicas afetam profundamente o sistema educacional do país. Entre os desafios de aprendizado estão a falta de recursos didáticos atualizados, e um currículo descontextualizado. Além disso, a escola não proporciona um ambiente estimulante, prejudicando a motivação dos alunos e impactando diretamente no ensino e aprendizagem. O presente relato aborda de forma descritiva e reflexiva uma atividade realizada no Programa Residência Pedagógica, focada em explorar a performance dos alunos na transcrição dos conhecimentos adquiridos ao desenvolverem uma resposta dissertativa sobre células, composição dos seres vivos e origem da vida. Analisamos as respostas dos alunos, destacando suas compreensões e dificuldades. Os resultados mostraram uma gama de entendimentos e equívocos com lacunas conceituais. A análise geral das respostas revelou um panorama único sobre a organização e expressão dos conhecimentos através da escrita. Diante disso, destacou-se a importância de abordagens de ensino flexíveis e adaptadas, proporcionando aos alunos aprendizado significativo e confiança na expressão do conhecimento, enfatizando que a conexão entre o que é ensinado e a experiência do aluno torna-se crucial para manter a relevância e motivação. Portanto, entendemos que a educação no Brasil deve evoluir com estratégias interdisciplinares, integrando aprendizados, porém o sucesso exige colaboração entre escola, educadores e alunos, buscando uma abordagem holística relacionando o aprendizado ao contexto da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4721_TB194_26082023113710.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIELLEN SILVEIRA ALDRIGHI"
    "autor_nome_curto" => "Chris Aldrighi"
    "autor_email" => "aldrighichris20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O cenário educacional no Brasil tem sido alvo de preocupação e debate há décadas. Uma série de fatores interconectados influenciam diretamente a capacidade dos alunos de compreender, refletir e expressar conhecimentos de maneira satisfatória. Questões estruturais, socioeconômicas e pedagógicas afetam profundamente o sistema educacional do país. Entre os desafios de aprendizado estão a falta de recursos didáticos atualizados, e um currículo descontextualizado. Além disso, a escola não proporciona um ambiente estimulante, prejudicando a motivação dos alunos e impactando diretamente no ensino e aprendizagem. O presente relato aborda de forma descritiva e reflexiva uma atividade realizada no Programa Residência Pedagógica, focada em explorar a performance dos alunos na transcrição dos conhecimentos adquiridos ao desenvolverem uma resposta dissertativa sobre células, composição dos seres vivos e origem da vida. Analisamos as respostas dos alunos, destacando suas compreensões e dificuldades. Os resultados mostraram uma gama de entendimentos e equívocos com lacunas conceituais. A análise geral das respostas revelou um panorama único sobre a organização e expressão dos conhecimentos através da escrita. Diante disso, destacou-se a importância de abordagens de ensino flexíveis e adaptadas, proporcionando aos alunos aprendizado significativo e confiança na expressão do conhecimento, enfatizando que a conexão entre o que é ensinado e a experiência do aluno torna-se crucial para manter a relevância e motivação. Portanto, entendemos que a educação no Brasil deve evoluir com estratégias interdisciplinares, integrando aprendizados, porém o sucesso exige colaboração entre escola, educadores e alunos, buscando uma abordagem holística relacionando o aprendizado ao contexto da comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.