Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PERCURSOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105145
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2853
    "inscrito_id" => 5659
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PERCURSOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "Esse trabalho discute as atividades didático-pedagógicas ministradas na disciplina optativa Educação Cartográfica abordando as possíveis contribuições para o percurso formativo do futuro professor de Geografia. O programa de ensino da disciplina tem como corpo a abordagem da linguagem cartográfica; a educação cartográfica; as crianças e concepções do espaço; os mapas mentais; a Cartografia como conteúdo de ensino na educação básica brasileira; a Cartografia nos livros didáticos; produção de material didático e metodologias; a Cartografia inclusiva. Atentando para a proposta e para a responsabilidade com o contexto da educação escolar em termos de assumir posturas inclusivas, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a educação cartográfica e utilizar esses princípios e metodologias nas aulas de Geografia; discutir os conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos que fortaleçam a prática docente em sala de aula considerando uma abordagem inclusiva; elaborar estratégias de ensino com uso de metodologias e recursos cartográficos atinentes a cartografia inclusiva para práticas na escola. É reconhecendo a importância da Cartografia escolar e do processo de alfabetização cartográfica na escola, bem como de compreender os mapas e maquetes, por exemplo, como recurso metodológico e conteúdo de ensino, que enfatizamos a necessidade dessa abordagem em todos os níveis de ensino. Nesse campo, ampliamos a abordagem, pensando a inclusão escolar com inserção da Cartografia tátil."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5659_TB2853_19112023160619.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA CARLOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA"
    "autor_email" => "antonia.carlos@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105145
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2853
    "inscrito_id" => 5659
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PERCURSOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "Esse trabalho discute as atividades didático-pedagógicas ministradas na disciplina optativa Educação Cartográfica abordando as possíveis contribuições para o percurso formativo do futuro professor de Geografia. O programa de ensino da disciplina tem como corpo a abordagem da linguagem cartográfica; a educação cartográfica; as crianças e concepções do espaço; os mapas mentais; a Cartografia como conteúdo de ensino na educação básica brasileira; a Cartografia nos livros didáticos; produção de material didático e metodologias; a Cartografia inclusiva. Atentando para a proposta e para a responsabilidade com o contexto da educação escolar em termos de assumir posturas inclusivas, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a educação cartográfica e utilizar esses princípios e metodologias nas aulas de Geografia; discutir os conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos que fortaleçam a prática docente em sala de aula considerando uma abordagem inclusiva; elaborar estratégias de ensino com uso de metodologias e recursos cartográficos atinentes a cartografia inclusiva para práticas na escola. É reconhecendo a importância da Cartografia escolar e do processo de alfabetização cartográfica na escola, bem como de compreender os mapas e maquetes, por exemplo, como recurso metodológico e conteúdo de ensino, que enfatizamos a necessidade dessa abordagem em todos os níveis de ensino. Nesse campo, ampliamos a abordagem, pensando a inclusão escolar com inserção da Cartografia tátil."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5659_TB2853_19112023160619.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA CARLOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA"
    "autor_email" => "antonia.carlos@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esse trabalho discute as atividades didático-pedagógicas ministradas na disciplina optativa Educação Cartográfica abordando as possíveis contribuições para o percurso formativo do futuro professor de Geografia. O programa de ensino da disciplina tem como corpo a abordagem da linguagem cartográfica; a educação cartográfica; as crianças e concepções do espaço; os mapas mentais; a Cartografia como conteúdo de ensino na educação básica brasileira; a Cartografia nos livros didáticos; produção de material didático e metodologias; a Cartografia inclusiva. Atentando para a proposta e para a responsabilidade com o contexto da educação escolar em termos de assumir posturas inclusivas, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a educação cartográfica e utilizar esses princípios e metodologias nas aulas de Geografia; discutir os conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos que fortaleçam a prática docente em sala de aula considerando uma abordagem inclusiva; elaborar estratégias de ensino com uso de metodologias e recursos cartográficos atinentes a cartografia inclusiva para práticas na escola. É reconhecendo a importância da Cartografia escolar e do processo de alfabetização cartográfica na escola, bem como de compreender os mapas e maquetes, por exemplo, como recurso metodológico e conteúdo de ensino, que enfatizamos a necessidade dessa abordagem em todos os níveis de ensino. Nesse campo, ampliamos a abordagem, pensando a inclusão escolar com inserção da Cartografia tátil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.