ESTRATÉGIAS DE AMBIENTALIZAÇÃO E DE RECONHECIMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO PELO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAMPO DA UFSC
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102806 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 1504 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE AMBIENTALIZAÇÃO E DE RECONHECIMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO PELO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAMPO DA UFSC" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados das estratégias de trabalho para ambientalização e reconhecimento do contexto escolar utilizadas pelas estagiárias do PIBID/UFSC/Educampo em uma escola municipal de Florianópolis. As orientações para o reconhecimento do contexto escolar foi conduzida através da pedagogia de Freire, dando a liberdade de os estagiários expressarem suas ideias e participarem das decisões sobre a abordagem com a comunidade escolar. Foi possível conhecer a história da escola e sua tendência pedagógica pela leitura do PPP. Para conhecer o corpo docente e a coordenação, optou-se por entrevistas utilizando formulário eletrônico. Logo nas primeiras entrevistas, surgiu um sentimento de aproximação com a realidade da escola. Através da escuta dos coordenadores, identificamos os problemas vividos no dia a dia, seus anseios e a motivação de permanecer trabalhando na escola. Consideramos as estratégias adotadas, como a utilizando ferramentas tecnológicas para a aplicação de questionário online e entrevistas, adequadas e suficientes para o reconhecimento da comunidade escolar e articulação entre o grupo de estagiários e supervisão. Através desse método foi possível conhecer e compreender o perfil da comunidade escolar e se sentir integrada com a escola para iniciar as atividades do estágio com os estudantes. Percebemos que a escola, mesmo com tantos entraves relatados, se preocupa em oferecer à comunidade escolar acolhimento, inovação e estabelece parcerias com outros órgãos, os quais ajudam a proporcionar ricas práticas coletivas, levando ao desenvolvimento de identidades e valores comuns. Acreditamos que essas estratégias possam ser replicadas em outras escolas que possuam disponíveis as mesmas ferramentas tecnológicas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1504_TB174_17112023190402.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA MACHADO CARDOSO WEISS" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA M C W" "autor_email" => "valquiria.weiss@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102806 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 1504 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE AMBIENTALIZAÇÃO E DE RECONHECIMENTO DO CONTEXTO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO PELO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAMPO DA UFSC" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados das estratégias de trabalho para ambientalização e reconhecimento do contexto escolar utilizadas pelas estagiárias do PIBID/UFSC/Educampo em uma escola municipal de Florianópolis. As orientações para o reconhecimento do contexto escolar foi conduzida através da pedagogia de Freire, dando a liberdade de os estagiários expressarem suas ideias e participarem das decisões sobre a abordagem com a comunidade escolar. Foi possível conhecer a história da escola e sua tendência pedagógica pela leitura do PPP. Para conhecer o corpo docente e a coordenação, optou-se por entrevistas utilizando formulário eletrônico. Logo nas primeiras entrevistas, surgiu um sentimento de aproximação com a realidade da escola. Através da escuta dos coordenadores, identificamos os problemas vividos no dia a dia, seus anseios e a motivação de permanecer trabalhando na escola. Consideramos as estratégias adotadas, como a utilizando ferramentas tecnológicas para a aplicação de questionário online e entrevistas, adequadas e suficientes para o reconhecimento da comunidade escolar e articulação entre o grupo de estagiários e supervisão. Através desse método foi possível conhecer e compreender o perfil da comunidade escolar e se sentir integrada com a escola para iniciar as atividades do estágio com os estudantes. Percebemos que a escola, mesmo com tantos entraves relatados, se preocupa em oferecer à comunidade escolar acolhimento, inovação e estabelece parcerias com outros órgãos, os quais ajudam a proporcionar ricas práticas coletivas, levando ao desenvolvimento de identidades e valores comuns. Acreditamos que essas estratégias possam ser replicadas em outras escolas que possuam disponíveis as mesmas ferramentas tecnológicas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1504_TB174_17112023190402.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA MACHADO CARDOSO WEISS" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA M C W" "autor_email" => "valquiria.weiss@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }