Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTANCIA DA LEI 10.639/2003 E 11.645/2008 PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA SENADOR ALEXANDRE COSTA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104548
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2176
    "inscrito_id" => 8290
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DA LEI 10.639/2003 E 11.645/2008 PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA SENADOR ALEXANDRE COSTA"
    "resumo" => "A implementação da lei 10.639/03 nas escolas básica é um desafio, pois envolve a formação dos professores, a elaboração de materiais didáticos adequados e a mudança de paradigmas dentro das instituições de ensino. É necessário que a história da cultura Africana e Afro-brasileira sejam integradas de forma transversal em todas as disciplinas. As reflexões presentes neste trabalho são frutos das experiências vivenciadas no decorrer da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenhada na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa, no Município de Codó Maranhão. O objetivo do artigo é analisar os aspectos da lei, ressaltando a importância e as reflexões derivadas das vivências práticas obtidas na escola, bem como as estratégias adotadas pelos bolsistas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8290_TB2176_06102023134908.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FRANCISCA DA SILVA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "Francisca Torre"
    "autor_email" => "maria.fst@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104548
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2176
    "inscrito_id" => 8290
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DA LEI 10.639/2003 E 11.645/2008 PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA SENADOR ALEXANDRE COSTA"
    "resumo" => "A implementação da lei 10.639/03 nas escolas básica é um desafio, pois envolve a formação dos professores, a elaboração de materiais didáticos adequados e a mudança de paradigmas dentro das instituições de ensino. É necessário que a história da cultura Africana e Afro-brasileira sejam integradas de forma transversal em todas as disciplinas. As reflexões presentes neste trabalho são frutos das experiências vivenciadas no decorrer da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenhada na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa, no Município de Codó Maranhão. O objetivo do artigo é analisar os aspectos da lei, ressaltando a importância e as reflexões derivadas das vivências práticas obtidas na escola, bem como as estratégias adotadas pelos bolsistas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8290_TB2176_06102023134908.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FRANCISCA DA SILVA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "Francisca Torre"
    "autor_email" => "maria.fst@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A implementação da lei 10.639/03 nas escolas básica é um desafio, pois envolve a formação dos professores, a elaboração de materiais didáticos adequados e a mudança de paradigmas dentro das instituições de ensino. É necessário que a história da cultura Africana e Afro-brasileira sejam integradas de forma transversal em todas as disciplinas. As reflexões presentes neste trabalho são frutos das experiências vivenciadas no decorrer da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenhada na Unidade Integrada Municipal Senador Alexandre Costa, no Município de Codó Maranhão. O objetivo do artigo é analisar os aspectos da lei, ressaltando a importância e as reflexões derivadas das vivências práticas obtidas na escola, bem como as estratégias adotadas pelos bolsistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.