Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFF EM CAMPOS DOS GOYTACAZES.

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Caracterizada por um histórico de intermitência na educação básica, a sociologia se tornou obrigatória no ensino médio em 2008. Dessa forma, nos últimos 15 anos, comunidades docentes têm se dedicado a refletir sobre o currículo, os métodos de ensino, os recursos didáticos e outros aspectos que configuram a sua existência nas escolas brasileiras. Esse processo de consolidação da disciplina tem sido desafiado pelas alterações provocadas pela reforma do ensino médio, que flexibilizou o currículo nos diferentes sistemas de ensino, não garantindo a presença e/ ou carga horária da sociologia. Assim, a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, já impactada pelo desenvolvimento recente do campo do ensino de sociologia, lida com as imprecisões em relação ao mercado de trabalho que os egressos encontrarão, dificultando o alinhamento entre as universidades e as escolas no processo de formação dos licenciandos. Nesse contexto de descaracterização e dúvidas, os programas de iniciação à docência, Pibid e Residência Pedagógica, desenvolvidos desde 2014 e 2018, respectivamente, na Licenciatura em Ciências Sociais da UFF em Campos dos Goytacazes, operam como espaços privilegiados de contato com as escolas e reflexão contínua sobre a realidade do ensino de sociologia. Propomos um relato no qual compartilharemos nossas experiências na coordenação desses programas, evidenciando como eles têm permitido não apenas aos futuros professores, mas também aos docentes da educação básica e do ensino superior, acompanhar as variações e possibilidades que a prática da sociologia na educação básica tem enfrentado, elaborando perspectivas de adaptação e também de enfrentamento.

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