Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102677
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 1038
    "titulo" => "BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Nossa proposta com este trabalho é refletir sobre o espaço crescente da tecnologia na formação docente. Desde técnicas antigas para reprodução de imagens e textos, até os mais modernos meios tecnológicos para comunicação, aprendizagem etc., o homem sempre inventa caminhos que buscam facilitar sua vida e seu desenvolvimento, seja pessoal, seja intelectual ou profissional. Tais meios também são recorrentemente procurados como auxiliares para formas de incremento de saberes e mesmo de finanças; neste último caso, mostrando-se cada vez mais eficazes, em certos casos. Atualmente, alguns desenvolvedores de softwares e aqueles que financiam ou adquirem patentes de produtos revolucionários nesta área têm tido enorme sucesso em âmbitos variados da vida, inclusive quando se tem em vista a vida acadêmica e, por que não, a formação dos futuros decentes, como no caso das possíveis aplicações do recém-lançado ChatGPT. Além de tal ferramenta, poder-se-ia citar inúmeras outras que mudam e causam grandes debates no meio acadêmico e formador de futuros profissionais da educação. Caso do uso de plataformas e mais plataformas que tanto beneficiam a produção e divulgação científica e no campo das discussões da carreira de professores, quanto fomentam enorme polêmica porque seu uso irrestrito pode causar grandes dificuldades e prejuízos para a formação humana cidadã em seus mais variados aspectos. Sendo assim, o que propomos com esta breve exposição é uma reflexão acerca da inserção cada vez maior de tecnologias em nosso cotidiano de formadores de professores, sem, contudo, ter o intento de apontar a presença da tecnologia em tal cotidiano como algo nocivo tão somente, mas chamando a atenção para sua atuação ambígua."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1038_TB30_20112023232018.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SANTANA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA SANTANA"
    "autor_email" => "jusantanaa@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102677
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 1038
    "titulo" => "BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Nossa proposta com este trabalho é refletir sobre o espaço crescente da tecnologia na formação docente. Desde técnicas antigas para reprodução de imagens e textos, até os mais modernos meios tecnológicos para comunicação, aprendizagem etc., o homem sempre inventa caminhos que buscam facilitar sua vida e seu desenvolvimento, seja pessoal, seja intelectual ou profissional. Tais meios também são recorrentemente procurados como auxiliares para formas de incremento de saberes e mesmo de finanças; neste último caso, mostrando-se cada vez mais eficazes, em certos casos. Atualmente, alguns desenvolvedores de softwares e aqueles que financiam ou adquirem patentes de produtos revolucionários nesta área têm tido enorme sucesso em âmbitos variados da vida, inclusive quando se tem em vista a vida acadêmica e, por que não, a formação dos futuros decentes, como no caso das possíveis aplicações do recém-lançado ChatGPT. Além de tal ferramenta, poder-se-ia citar inúmeras outras que mudam e causam grandes debates no meio acadêmico e formador de futuros profissionais da educação. Caso do uso de plataformas e mais plataformas que tanto beneficiam a produção e divulgação científica e no campo das discussões da carreira de professores, quanto fomentam enorme polêmica porque seu uso irrestrito pode causar grandes dificuldades e prejuízos para a formação humana cidadã em seus mais variados aspectos. Sendo assim, o que propomos com esta breve exposição é uma reflexão acerca da inserção cada vez maior de tecnologias em nosso cotidiano de formadores de professores, sem, contudo, ter o intento de apontar a presença da tecnologia em tal cotidiano como algo nocivo tão somente, mas chamando a atenção para sua atuação ambígua."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1038_TB30_20112023232018.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SANTANA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA SANTANA"
    "autor_email" => "jusantanaa@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Nossa proposta com este trabalho é refletir sobre o espaço crescente da tecnologia na formação docente. Desde técnicas antigas para reprodução de imagens e textos, até os mais modernos meios tecnológicos para comunicação, aprendizagem etc., o homem sempre inventa caminhos que buscam facilitar sua vida e seu desenvolvimento, seja pessoal, seja intelectual ou profissional. Tais meios também são recorrentemente procurados como auxiliares para formas de incremento de saberes e mesmo de finanças; neste último caso, mostrando-se cada vez mais eficazes, em certos casos. Atualmente, alguns desenvolvedores de softwares e aqueles que financiam ou adquirem patentes de produtos revolucionários nesta área têm tido enorme sucesso em âmbitos variados da vida, inclusive quando se tem em vista a vida acadêmica e, por que não, a formação dos futuros decentes, como no caso das possíveis aplicações do recém-lançado ChatGPT. Além de tal ferramenta, poder-se-ia citar inúmeras outras que mudam e causam grandes debates no meio acadêmico e formador de futuros profissionais da educação. Caso do uso de plataformas e mais plataformas que tanto beneficiam a produção e divulgação científica e no campo das discussões da carreira de professores, quanto fomentam enorme polêmica porque seu uso irrestrito pode causar grandes dificuldades e prejuízos para a formação humana cidadã em seus mais variados aspectos. Sendo assim, o que propomos com esta breve exposição é uma reflexão acerca da inserção cada vez maior de tecnologias em nosso cotidiano de formadores de professores, sem, contudo, ter o intento de apontar a presença da tecnologia em tal cotidiano como algo nocivo tão somente, mas chamando a atenção para sua atuação ambígua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.