Artigo Anais do X CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL PARA UM GRUPO DE IDOSOS NO AMBIENTE VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 20 de dezembro de 2023

Resumo

Dentre as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde para evitar a disseminação do vírus, o distanciamento social foi essencial no cuidado com a saúde. Tal medida tornou-se fundamental principalmente para os indivíduos idosos, os quais apresentavam maior predisposição a adquirir a doença e progredir para as formas mais graves, em comparação com a população em geral. Sabe-se que as restrições de contato contribuem para o surgimento ou incremento do declínio funcional e cognitivo, além de afetar o desempenho das ocupações significativas destes indivíduos. Ações voltadas para a promoção de saúde e prevenção de agravos precisaram ser direcionadas a esse público, favorecendo o alcance e preservação da saúde e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é relatar a promoção do envelhecimento saudável para um grupo de idosos no ambiente virtual durante a pandemia da Covid-19. Os encontros virtuais contaram com a participação de 11 idosos, 33 discentes e dois docentes da disciplina Terapia Ocupacional e Envelhecimento I do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco, duas discentes monitoras e uma mestranda em Gerontologia realizando estágio de docência. Os encontros eram realizados semanalmente durante 16 aulas práticas, com duas horas de duração cada, tendo início no dia 11 de fevereiro e término em 5 de agosto de 2021, compreendendo dois períodos letivos da disciplina. Na prática dos grupos virtuais, a tecnologia proporcionou oportunidades de aprendizado tanto para os discentes quanto para as pessoas idosas em um contato intergeracional, garantindo uma participação social de forma ativa. Além disso, os idosos foram beneficiados com atividades de estímulo cognitivo. Dessa forma, a tecnologia foi uma ferramenta primordial que contribuiu para favorecer a interação social, o aprendizado e o envelhecimento ativo.

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