Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: OBSERVAÇÃO, INTERVENÇÃO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10053
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 724
    "inscrito_id" => 1262
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Introdução: É importante destacar a relevância deste trabalho que tem como propósito relatar a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola pública do município de Pirapora-MG, com as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental I. Os principais autores que fundamentaram este estudo foram Gadotti (2002), Libâneo (1994), Teberosky (2003), Vianna (2003) e Vygotsky (1984), entre outros. Objetivo: Esta intervenção teve como objetivo trabalhar com os alunos de forma diferenciada para que eles sintam prazer em aprender. Metodologia: Do ponto de vista metodológico foi realizada, em primeiro momento, uma observação da prática e postura do professor em sala de aula, bem como o comportamento e a receptividade das crianças em relação aos conteúdos ministrados. Em segundo momento, análise dos dados coletados através da observação e o planejamento para a intervenção. No terceiro momento, foi feito a intervenção pedagógica dentro da sala de aula e registros através de filmagens e fotos. Durante a intervenção procurou-se sempre trabalhar em grupo, reforçando assim a socialização e a importância da interação para a troca de conhecimentos.  Resultados: O resultado dessa experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos acerca da prática docente e um novo olhar para a maneira de ensinar e alfabetizar, além de evidenciar que o professor deve construir e trabalhar em conjunto com seus alunos de forma a promover o conhecimento e a capacidade para efetivá-lo. Conclusão: Mediante o trabalho realizado, concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. A receptividade da professora e dos alunos contribuíram para o bom desenvolvimento deste, permitindo a intervenção com práticas inovadoras e métodos diferenciados de ensino, proporcionando uma aprendizagem prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "OBSERVAÇÃO, INTERVENÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_53_37_idinscrito_1262_d2d6b18f3aa22d6c7677d5c587e820da.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA LAÍS DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA LAÍS"
    "autor_email" => "marianalais29@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10053
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 724
    "inscrito_id" => 1262
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Introdução: É importante destacar a relevância deste trabalho que tem como propósito relatar a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola pública do município de Pirapora-MG, com as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental I. Os principais autores que fundamentaram este estudo foram Gadotti (2002), Libâneo (1994), Teberosky (2003), Vianna (2003) e Vygotsky (1984), entre outros. Objetivo: Esta intervenção teve como objetivo trabalhar com os alunos de forma diferenciada para que eles sintam prazer em aprender. Metodologia: Do ponto de vista metodológico foi realizada, em primeiro momento, uma observação da prática e postura do professor em sala de aula, bem como o comportamento e a receptividade das crianças em relação aos conteúdos ministrados. Em segundo momento, análise dos dados coletados através da observação e o planejamento para a intervenção. No terceiro momento, foi feito a intervenção pedagógica dentro da sala de aula e registros através de filmagens e fotos. Durante a intervenção procurou-se sempre trabalhar em grupo, reforçando assim a socialização e a importância da interação para a troca de conhecimentos.  Resultados: O resultado dessa experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos acerca da prática docente e um novo olhar para a maneira de ensinar e alfabetizar, além de evidenciar que o professor deve construir e trabalhar em conjunto com seus alunos de forma a promover o conhecimento e a capacidade para efetivá-lo. Conclusão: Mediante o trabalho realizado, concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. A receptividade da professora e dos alunos contribuíram para o bom desenvolvimento deste, permitindo a intervenção com práticas inovadoras e métodos diferenciados de ensino, proporcionando uma aprendizagem prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "OBSERVAÇÃO, INTERVENÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_53_37_idinscrito_1262_d2d6b18f3aa22d6c7677d5c587e820da.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA LAÍS DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA LAÍS"
    "autor_email" => "marianalais29@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Introdução: É importante destacar a relevância deste trabalho que tem como propósito relatar a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola pública do município de Pirapora-MG, com as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental I. Os principais autores que fundamentaram este estudo foram Gadotti (2002), Libâneo (1994), Teberosky (2003), Vianna (2003) e Vygotsky (1984), entre outros. Objetivo: Esta intervenção teve como objetivo trabalhar com os alunos de forma diferenciada para que eles sintam prazer em aprender. Metodologia: Do ponto de vista metodológico foi realizada, em primeiro momento, uma observação da prática e postura do professor em sala de aula, bem como o comportamento e a receptividade das crianças em relação aos conteúdos ministrados. Em segundo momento, análise dos dados coletados através da observação e o planejamento para a intervenção. No terceiro momento, foi feito a intervenção pedagógica dentro da sala de aula e registros através de filmagens e fotos. Durante a intervenção procurou-se sempre trabalhar em grupo, reforçando assim a socialização e a importância da interação para a troca de conhecimentos. Resultados: O resultado dessa experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos acerca da prática docente e um novo olhar para a maneira de ensinar e alfabetizar, além de evidenciar que o professor deve construir e trabalhar em conjunto com seus alunos de forma a promover o conhecimento e a capacidade para efetivá-lo. Conclusão: Mediante o trabalho realizado, concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. A receptividade da professora e dos alunos contribuíram para o bom desenvolvimento deste, permitindo a intervenção com práticas inovadoras e métodos diferenciados de ensino, proporcionando uma aprendizagem prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.