Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA AULA EXPERIMENTAL INTRODUZINDO A NATUREZA DAS CARGAS ELÉTRICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, CARGAS ELÉTRICAS, PIBID Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9776
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 1197
    "titulo" => "UMA AULA EXPERIMENTAL INTRODUZINDO A NATUREZA DAS CARGAS ELÉTRICAS"
    "resumo" => "Encontramos na Literatura de pesquisa do Ensino das Ciências, uma densa concentração de investigações sobre a necessidade de novas alternativas metodológicas para o Ensino da Física na Educação Básica. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma intervenção didática inserida como experiência formativa no projeto PIBID para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, a qual foi apresentada um experimento abordando a natureza das cargas elétricas. Inicialmente, implementou-se uma atividade utilizando uma dinâmica de ensino de forma expositiva. Como instrumento de avaliação das contribuições provocadas pela atividade, utilizamos um pré-teste e um pós-teste com os estudantes. Sendo assim, o que obtivemos como resultado foi um melhor desempenho dos estudantes nos testes, evidenciando contribuições para a aprendizagem dos conceitos físicos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, CARGAS ELÉTRICAS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_01_02_26_idinscrito_1197_130e8f7f560bdbc2e4e3383429f4e3ae.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIELA SARMENTO TORCATE"
    "autor_nome_curto" => "ARIELA SARMENTO"
    "autor_email" => "arielasarmentohta@hotmail"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9776
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 1197
    "titulo" => "UMA AULA EXPERIMENTAL INTRODUZINDO A NATUREZA DAS CARGAS ELÉTRICAS"
    "resumo" => "Encontramos na Literatura de pesquisa do Ensino das Ciências, uma densa concentração de investigações sobre a necessidade de novas alternativas metodológicas para o Ensino da Física na Educação Básica. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma intervenção didática inserida como experiência formativa no projeto PIBID para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, a qual foi apresentada um experimento abordando a natureza das cargas elétricas. Inicialmente, implementou-se uma atividade utilizando uma dinâmica de ensino de forma expositiva. Como instrumento de avaliação das contribuições provocadas pela atividade, utilizamos um pré-teste e um pós-teste com os estudantes. Sendo assim, o que obtivemos como resultado foi um melhor desempenho dos estudantes nos testes, evidenciando contribuições para a aprendizagem dos conceitos físicos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, CARGAS ELÉTRICAS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_01_02_26_idinscrito_1197_130e8f7f560bdbc2e4e3383429f4e3ae.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIELA SARMENTO TORCATE"
    "autor_nome_curto" => "ARIELA SARMENTO"
    "autor_email" => "arielasarmentohta@hotmail"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Encontramos na Literatura de pesquisa do Ensino das Ciências, uma densa concentração de investigações sobre a necessidade de novas alternativas metodológicas para o Ensino da Física na Educação Básica. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma intervenção didática inserida como experiência formativa no projeto PIBID para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, a qual foi apresentada um experimento abordando a natureza das cargas elétricas. Inicialmente, implementou-se uma atividade utilizando uma dinâmica de ensino de forma expositiva. Como instrumento de avaliação das contribuições provocadas pela atividade, utilizamos um pré-teste e um pós-teste com os estudantes. Sendo assim, o que obtivemos como resultado foi um melhor desempenho dos estudantes nos testes, evidenciando contribuições para a aprendizagem dos conceitos físicos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.