Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: MAPA CONCEITUAL, ENSINO DA GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10047
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 554
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Na constante busca de uma aprendizagem significativa estamos sempre discutindo sobre o cotidiano da sala de aula; é comum falar de um ensino de geografia que ocorria por meio da informação e não como formação. Ainda hoje nas escolas de educação básica encontramos o currículo dividido por disciplinas, cada disciplina fragmentada em conteúdos, sendo estes trabalhados em aulas, cada aula com um objetivo bem claro: fazer com que o(a) aluno(a) aprenda alguma parte bem especifica da ciência geográfica. O objetivo desse trabalho é mostrar a utilização de mapas conceituais nas aulas de geografia como proposta de uma aprendizagem significativa, saindo do método de exposição de conteúdos para o de construção coletiva.  Apresentaremos o percurso de utilização dessa metodologia em sala de aula desde a analise qualitativa de textos geográficos, com debate, discursão da ideia principal de cada texto, levantamentos de conceitos trabalhados na leitura; por fim a construção do mapa conceitual conforme sugerido por Moreira (1994), Faria (1985) e Novak (1993). Percebemos que os (as) alunos (as) através da mediação da professora conseguem ter autonomia para a construção de conhecimento através do percurso metodológico: pesquisando, questionando, analisando cada descoberta e selecionando aquilo de mais significativo, produzindo o mapa conceitual com a representação de toda a analise. Podemos concluir que o desafio é fazer de cada aula um momento de construção, de significado, de apropriação de conhecimento, que o(a) aluno(a) possa ser protagonista no ensino aprendizagem e o professor(a) terá a responsabilidade de mediar o conhecimento cientifico acumulado por anos com o conhecimento prévio trazido por cada discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAL, ENSINO DA GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_52_05_idinscrito_85_21103e2c916e16461a7e97c5458b1e9a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JULIANA LEOPOLDINO VILAR"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JULIANA"
    "autor_email" => "julianalspb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10047
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 554
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Na constante busca de uma aprendizagem significativa estamos sempre discutindo sobre o cotidiano da sala de aula; é comum falar de um ensino de geografia que ocorria por meio da informação e não como formação. Ainda hoje nas escolas de educação básica encontramos o currículo dividido por disciplinas, cada disciplina fragmentada em conteúdos, sendo estes trabalhados em aulas, cada aula com um objetivo bem claro: fazer com que o(a) aluno(a) aprenda alguma parte bem especifica da ciência geográfica. O objetivo desse trabalho é mostrar a utilização de mapas conceituais nas aulas de geografia como proposta de uma aprendizagem significativa, saindo do método de exposição de conteúdos para o de construção coletiva.  Apresentaremos o percurso de utilização dessa metodologia em sala de aula desde a analise qualitativa de textos geográficos, com debate, discursão da ideia principal de cada texto, levantamentos de conceitos trabalhados na leitura; por fim a construção do mapa conceitual conforme sugerido por Moreira (1994), Faria (1985) e Novak (1993). Percebemos que os (as) alunos (as) através da mediação da professora conseguem ter autonomia para a construção de conhecimento através do percurso metodológico: pesquisando, questionando, analisando cada descoberta e selecionando aquilo de mais significativo, produzindo o mapa conceitual com a representação de toda a analise. Podemos concluir que o desafio é fazer de cada aula um momento de construção, de significado, de apropriação de conhecimento, que o(a) aluno(a) possa ser protagonista no ensino aprendizagem e o professor(a) terá a responsabilidade de mediar o conhecimento cientifico acumulado por anos com o conhecimento prévio trazido por cada discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAL, ENSINO DA GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_52_05_idinscrito_85_21103e2c916e16461a7e97c5458b1e9a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JULIANA LEOPOLDINO VILAR"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JULIANA"
    "autor_email" => "julianalspb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Na constante busca de uma aprendizagem significativa estamos sempre discutindo sobre o cotidiano da sala de aula; é comum falar de um ensino de geografia que ocorria por meio da informação e não como formação. Ainda hoje nas escolas de educação básica encontramos o currículo dividido por disciplinas, cada disciplina fragmentada em conteúdos, sendo estes trabalhados em aulas, cada aula com um objetivo bem claro: fazer com que o(a) aluno(a) aprenda alguma parte bem especifica da ciência geográfica. O objetivo desse trabalho é mostrar a utilização de mapas conceituais nas aulas de geografia como proposta de uma aprendizagem significativa, saindo do método de exposição de conteúdos para o de construção coletiva. Apresentaremos o percurso de utilização dessa metodologia em sala de aula desde a analise qualitativa de textos geográficos, com debate, discursão da ideia principal de cada texto, levantamentos de conceitos trabalhados na leitura; por fim a construção do mapa conceitual conforme sugerido por Moreira (1994), Faria (1985) e Novak (1993). Percebemos que os (as) alunos (as) através da mediação da professora conseguem ter autonomia para a construção de conhecimento através do percurso metodológico: pesquisando, questionando, analisando cada descoberta e selecionando aquilo de mais significativo, produzindo o mapa conceitual com a representação de toda a analise. Podemos concluir que o desafio é fazer de cada aula um momento de construção, de significado, de apropriação de conhecimento, que o(a) aluno(a) possa ser protagonista no ensino aprendizagem e o professor(a) terá a responsabilidade de mediar o conhecimento cientifico acumulado por anos com o conhecimento prévio trazido por cada discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.