Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGO NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSTOS ORGÂNICOS BRINCANDO COM O LÚDICO

Palavra-chaves: COMPOSTOS ORGÂNICOS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9789
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 934
    "titulo" => "JOGO NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSTOS ORGÂNICOS BRINCANDO COM O LÚDICO"
    "resumo" => "Algumas alternativas de ensino podem ser empregadas para favorecer o aprendizado dos conteúdos, buscando de forma desafiadora motivar o estudante a buscar respostas. O jogo por sua vez, pode ser uma alternativa viável para auxiliar nas aulas em tal processo. Percebe-se assim que os estudantes utilizam estas ferramentas para desenvolver habilidades como maneira de articular os conhecimentos de modo dinâmico e interativo. O professor de química tem consciência que existem dificuldades e resistências ao adotar o estilo tradicional, sendo assim é de fundamental importância tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Frente ao exposto, se torna importante a aplicação de aulas dinâmicas, como por exemplo, através de jogos educativos como ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que consequentemente, acarretará em maior participação dos estudantes em sala de aula, transformando o modo de ensinar uma forma mais dinâmica, desafiadora e prazerosa. Com está perspectiva pensou-se em construir um jogo didático-pedagógico, de modo a contribuir na construção do conhecimento dos estudantes de tal maneira que seja um meio facilitador para a compreensão dos estudantes no conteúdo de Funções Orgânicas, tornando o aprendizado significativo, prazeroso para os mesmos. Inicialmente para a construção jogo foi necessário pesquisar alguns conteúdos de química no qual pudesse auxiliar o professor em suas aulas, neste sentido a literatura apresenta poucos jogos sobre as funções orgânicas. Daí a escolha deste conteúdo para a elaboração do jogo didático que tem como titulo: Compostos Orgânicos. O presente jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino na Química Orgânica de modo a contribuir para o conhecimento científico dos estudantes, sem fazer o uso da aprendizagem por meio de memorização. No ensino de Química o educador deve utilizar de estratégias para torna-lo produtivo e motivador, afim de gerar uma aprendizagem significativa. O jogo elaborado pode ser uma ferramenta que conduzirá o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas no contexto da educação básica. A proposta do jogo está apta para ser aplicada com estudantes do 3° ano do ensino médio, com o intuito de melhorar a interação entre aluno-professor na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "COMPOSTOS ORGÂNICOS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_18_22_53_idinscrito_934_6bf6f44fd0e1d1714119a127015cedb9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA NUNES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA CRISTINA"
    "autor_email" => "carla-pbassim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9789
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 510
    "inscrito_id" => 934
    "titulo" => "JOGO NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSTOS ORGÂNICOS BRINCANDO COM O LÚDICO"
    "resumo" => "Algumas alternativas de ensino podem ser empregadas para favorecer o aprendizado dos conteúdos, buscando de forma desafiadora motivar o estudante a buscar respostas. O jogo por sua vez, pode ser uma alternativa viável para auxiliar nas aulas em tal processo. Percebe-se assim que os estudantes utilizam estas ferramentas para desenvolver habilidades como maneira de articular os conhecimentos de modo dinâmico e interativo. O professor de química tem consciência que existem dificuldades e resistências ao adotar o estilo tradicional, sendo assim é de fundamental importância tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Frente ao exposto, se torna importante a aplicação de aulas dinâmicas, como por exemplo, através de jogos educativos como ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que consequentemente, acarretará em maior participação dos estudantes em sala de aula, transformando o modo de ensinar uma forma mais dinâmica, desafiadora e prazerosa. Com está perspectiva pensou-se em construir um jogo didático-pedagógico, de modo a contribuir na construção do conhecimento dos estudantes de tal maneira que seja um meio facilitador para a compreensão dos estudantes no conteúdo de Funções Orgânicas, tornando o aprendizado significativo, prazeroso para os mesmos. Inicialmente para a construção jogo foi necessário pesquisar alguns conteúdos de química no qual pudesse auxiliar o professor em suas aulas, neste sentido a literatura apresenta poucos jogos sobre as funções orgânicas. Daí a escolha deste conteúdo para a elaboração do jogo didático que tem como titulo: Compostos Orgânicos. O presente jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino na Química Orgânica de modo a contribuir para o conhecimento científico dos estudantes, sem fazer o uso da aprendizagem por meio de memorização. No ensino de Química o educador deve utilizar de estratégias para torna-lo produtivo e motivador, afim de gerar uma aprendizagem significativa. O jogo elaborado pode ser uma ferramenta que conduzirá o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas no contexto da educação básica. A proposta do jogo está apta para ser aplicada com estudantes do 3° ano do ensino médio, com o intuito de melhorar a interação entre aluno-professor na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "COMPOSTOS ORGÂNICOS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_18_22_53_idinscrito_934_6bf6f44fd0e1d1714119a127015cedb9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA NUNES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA CRISTINA"
    "autor_email" => "carla-pbassim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Algumas alternativas de ensino podem ser empregadas para favorecer o aprendizado dos conteúdos, buscando de forma desafiadora motivar o estudante a buscar respostas. O jogo por sua vez, pode ser uma alternativa viável para auxiliar nas aulas em tal processo. Percebe-se assim que os estudantes utilizam estas ferramentas para desenvolver habilidades como maneira de articular os conhecimentos de modo dinâmico e interativo. O professor de química tem consciência que existem dificuldades e resistências ao adotar o estilo tradicional, sendo assim é de fundamental importância tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Frente ao exposto, se torna importante a aplicação de aulas dinâmicas, como por exemplo, através de jogos educativos como ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que consequentemente, acarretará em maior participação dos estudantes em sala de aula, transformando o modo de ensinar uma forma mais dinâmica, desafiadora e prazerosa. Com está perspectiva pensou-se em construir um jogo didático-pedagógico, de modo a contribuir na construção do conhecimento dos estudantes de tal maneira que seja um meio facilitador para a compreensão dos estudantes no conteúdo de Funções Orgânicas, tornando o aprendizado significativo, prazeroso para os mesmos. Inicialmente para a construção jogo foi necessário pesquisar alguns conteúdos de química no qual pudesse auxiliar o professor em suas aulas, neste sentido a literatura apresenta poucos jogos sobre as funções orgânicas. Daí a escolha deste conteúdo para a elaboração do jogo didático que tem como titulo: Compostos Orgânicos. O presente jogo pode ser utilizado como ferramenta de ensino na Química Orgânica de modo a contribuir para o conhecimento científico dos estudantes, sem fazer o uso da aprendizagem por meio de memorização. No ensino de Química o educador deve utilizar de estratégias para torna-lo produtivo e motivador, afim de gerar uma aprendizagem significativa. O jogo elaborado pode ser uma ferramenta que conduzirá o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas no contexto da educação básica. A proposta do jogo está apta para ser aplicada com estudantes do 3° ano do ensino médio, com o intuito de melhorar a interação entre aluno-professor na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.