Resumo Trabalho

A PERSPECTIVA DOS DIRIGENTES, TÉCNICOS E ATLETAS EM RELAÇÃO AOS INTERVENIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE NATAÇÃO BRASILEIRA.

Autor(es): MAYARA TORRES ORDONHES, CRISTIANO ISRAEL CAETANO, JOSÉ FRANCISO LÓPEZ-GIL, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, GUSTAVO ELIAS ZANIOL, ISABELLE PLOCINIAK COSTA

O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores determinantes similares identificados na literatura e aqueles identificados no universo da prÁtica, segundo os dirigentes, tÉcnicos e atletas de uma entidade de nataÇÃo do Brasil. A realizaÇÃo da pesquisa se justifica pelo fato de contribuir para a compreensÃo dos aspectos determinantes no desenvolvimento esportivo sob a perspectiva dos principais agentes envolvidos com a prÁtica. Neste trabalho, realizou-se um levantamento bibliogrÁfico sobre a produÇÃo cientifica acerca dos fatores determinantes para o desenvolvimento esportivo. Posteriormente, a etapa do trabalho de campo consistiu em levar para a prÁtica empÍrica À construÇÃo teÓrica elaborada na primeira etapa, e, apÓs, realizaram-se seis entrevistas com dirigentes, tÉcnicos e atletas pertencentes À uma das entidades entre as dez do ranking brasileiro da modalidade no recorte de 2013-2017 com maior nÚmero de resultados, com o intuito de identificar quais os fatores intervenientes para o desenvolvimento do esporte no paÍs. Por fim, na etapa de anÁlise e tratamento do material, realizou-se a ordenaÇÃo dos dados, compreendendo a realizaÇÃo das entrevistas e a transcriÇÃo das mesmas, seguida da formulaÇÃo de categorias de anÁlise a partir do software NVivo - QSR International. Embora a partir da literatura consultada seja possÍvel elencar alguns fatores determinantes para o desenvolvimento esportivo como a estrutura polÍtica acerca do campo esportivo, a importÂncia da organizaÇÃo e estrutura de polÍticas pÚblicas para o esporte, a importÂncia do suporte financeiro, a identificaÇÃo de talentos por meio do acompanhamento do progresso de atletas, a importÂncia de instalaÇÕes esportivas bem desenvolvidas e especÍficas e uma relaÇÃo estruturada entre o esporte de rendimento e de participaÇÃo. Por meio das entrevistas com os agentes diretamente ligados ao processo de gestÃo e desenvolvimento da modalidade de nataÇÃo, foi possÍvel observar, alÉm de fatores similares À literatura, a existÊncia de outros. Os fatores relacionados À infraestrutura, recursos financeiros e importÂncia do suporte tÉcnico corroboram com a literatura consultada. Entretanto, os fatores relacionados À importÂncia da organizaÇÃo da entidade, como, por exemplo, os aspectos ligados aos objetivos do clube e a forma como os mesmos sÃo desenvolvidos por parte da gestÃo, o apoio familiar, e aos fatores diretamente ligados aos atletas, como a disciplina, o compromisso e, atÉ mesmo, a condiÇÃo fÍsica destes, sÃo elencados a partir das entrevistas dos agentes. A partir das afirmaÇÕes dos entrevistados, É possÍvel perceber certa invisibilidade do suporte, da estrutura e a predominÂncia de fatores subjetivos relacionados com a interioridade dos agentes. Ou seja, os mesmos pontuam mais as relaÇÕes que envolvem a dimensÃo individual, fazendo com que outras questÕes passem desapercebidas.

Veja o artigo completo: PDF