Resumo Trabalho

AJUSTES POSTURAIS ANTECIPATÓRIOS ESTÃO CORRELACIONADOS COM OS PARÂMETROS DA MARCHA NO INÍCIO DO ANDAR EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON (DP)

Autor(es): MURILO HENRIQUE FARIA, CRISTIANO ISRAEL CAETANO, JOSÉ FRANCISO LÓPEZ-GIL, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, LUCAS SIMIELI, LUIS FELIPE ITIKAWA IMAIZUMI, GABRIEL FELIPE MORETTO, ELISA DE CARVALHO COSTA , FABIO AUGUSTO BARBIERI

PESSOAS COM DP APRESENTAM DIFICULDADES EM INICIAR O ANDAR. OS AJUSTES POSTURAIS ANTECIPATÓRIOS (APA) DESSA POPULAÇÃO ESTÃO PREJUDICADOS, SENDO MAIS LENTOS E MENORES QUANDO COMPARADOS A PESSOAS QUE NÃO APRESENTAM A DOENÇA. ENTRETANTO, APESAR DA DIFERENÇA ENTRE OS GRUPOS, NENHUM ESTUDO INVESTIGOU SE EXISTE RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DOS APA. DESSE MODO, O OBJETIVO DO ESTUDO É VERIFICAR SE EXISTE RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DO ANDAR E OS PARÂMETROS DO APA EM PESSOAS COM DP E IDOSOS NEUROLOGICAMENTE SADIOS (CONTROLE) NO INÍCIO DO ANDAR. PARTICIPARAM DO ESTUDO 15 IDOSOS COM DP (69,03±17,45KG, 1,60±0,10M, 68,53±7,31ANOS) E 15 CONTROLES (76,75±15,42KG, 1,60±0,08M, 67,20±6,38ANOS). A TAREFA CONSISTIU EM ANDAR EM UMA PASSARELA DE 8M, EM QUE OS DOIS PRIMEIROS PASSOS FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DE 8 CÂMERAS DA VICON® (COMPRIMENTO (CM), LARGURA (CM), DURAÇÃO (S), VELOCIDADE (CM/S)). ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS APAS DO CENTRO DE PRESSÃO (COP) EM UMA PLATAFORMA DE FORÇA AMTI® (DESLOCAMENTO (MM) E VELOCIDADE (MM/S), NO SENTIDO ANTEROPOSTERIOR E MÉDIO-LATERAL). PARA VERIFICAR SE HÁ RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS FOI REALIZADA A CORRELAÇÃO DE PEARSON (P<0,05). A CORRELAÇÃO INDICOU PARA O GRUPO DP, RELAÇÃO ENTRE O COMPRIMENTO DO SEGUNDO PASSO E O DESLOCAMENTO ANTEROPOSTERIOR DO COP (P=0,01, R=0,56) E ENTRE A DURAÇÃO DO PRIMEIRO PASSO E O DESLOCAMENTO ANTEROPOSTERIOR DO COP (P=0,03, R=-0,54). JÁ PARA O GRUPO CONTROLE, HOUVE UMA RELAÇÃO ENTRE A DURAÇÃO DO SEGUNDO PASSO E A VELOCIDADE MÉDIO-LATERAL DO COP (P=0,01, R= -0,60). OS RESULTADOS INDICAM QUE A FASE DE PREPARAÇÃO PARA O ANDAR DE PESSOAS COM DP, PRINCIPALMENTE, NECESSITA DE MAIORES AJUSTES A FIM DE REALIZAR OS DOIS PRIMEIROS PASSOS COM MAIOR COMPRIMENTO, OU SEJA, DE FORMA MAIS SEGURA. PODE-SE CONCLUIR QUE ISSO OCORRE DEVIDO AOS DÉFICITS ACARRETADOS PELA DP ACINESIA (DIFICULDADE EM INICIAR O MOVIMENTO). OU SEJA, A RELAÇÃO INDICADA EXALTA A IMPORTÂNCIA DOS APA PARA O INÍCIO MAIS SEGURO, NO CASO, MAIOR COMPRIMENTO DO PASSO. AINDA, O GRUPO CONTROLE UTILIZA O APA A FIM DE MANTER O CONTROLE MÉDIO-LATERAL DO ANDAR.

Veja o artigo completo: PDF