Resumo Trabalho

O JOGO NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es): BARBARA MOÇO PANCOTI, CRISTIANO ISRAEL CAETANO, JOSÉ FRANCISO LÓPEZ-GIL, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, ELIZÂNGELA CELY DA SILVA OLIVEIRA, FRANCIS NATALLY DE ALMEIDA ANACLETO

INTRODUÇÃO: O JOGO É UM DOS CONTEÚDOS QUE COMPÕEM O CURRÍCULO MÍNIMO PROPOSTO PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA, ASSIM COMO OS ESPORTES, DANÇAS E GINÁSTICAS LEGITIMADOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O JOGO É PROPOSTO NAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, CADA UMA COM ÊNFASES E COMPLEXIDADES DIFERENTES. OBJETIVO: O PRESENTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRRJ, COM O OBJETIVO DE SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DESENVOLVIMENTO: EM UM DOS BIMESTRES DURANTE MEU PERÍODO DE ESTÁGIO, O CONTEÚDO TRABALHADO COM AS TURMAS ERA O JOGO. TIVE CONTATO DIRETO COM UMA TURMA DE 1º E OUTRA DE 3º ANO, CONTANDO COM A ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DAS DUAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS REFERIDAS TURMAS. AS PRIMEIRAS SEMANAS FORAM VOLTADAS PARA A OBSERVAÇÃO DURANTE AS AULAS, O QUE ME POSSIBILITOU TRAÇAR UM PLANEJAMENTO PARA POSTERIORMENTE MINISTRAR AS AULAS COMO PROFESSORA ESTAGIÁRIA, SEMPRE UTILIZANDO O CURRÍCULO MÍNIMO COMO REFERÊNCIA PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO. PARA O PRIMEIRO ANO A PROPOSTA DA PROFESSORA FOI VOLTADA PARA JOGOS EM EQUIPE, A PRINCÍPIO SEM UM VIÉS COMPETITIVISTA, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO E O ENTROSAMENTO ENTRE OS ALUNOS, JÁ QUE SE TRATAVA DO PRIMEIRO BIMESTRE LETIVO E MUITOS ALUNOS AINDA ESTAVAM SE CONHECENDO. PUDE MINISTRAR UMA AULA DE JOGOS COOPERATIVOS PARA ESTA TURMA, UTILIZANDO PRINCIPALMENTE OS PEQUENOS JOGOS E UMA AULA COM JOGOS DE TABULEIRO. PARA O TERCEIRO ANO, FOI PROPOSTO QUE OS ALUNOS CONHECESSEM, VIVESSEM E SOUBESSEM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS: POPULARES, COOPERATIVOS, COMPETITIVOS, PRÉ-DESPORTIVOS, DENTRE OUTROS. TIVE A OPORTUNIDADE DE MINISTRAR UMA AULA COM ESTA TEMÁTICA ONDE APÓS CADA JOGO OS ALUNOS DEVERIAM OPINAR SOBRE QUE TIPO DE JOGO ACONTECEU E EXPLICAR O PORQUÊ. TAMBÉM PARTICIPEI ASSISTINDO AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO DESTA TURMA SOBRE JOGOS POPULARES, QUE CONTOU COMO PARTE DA AVALIAÇÃO DO BIMESTRE. OS OBJETIVOS PROPOSTOS EM CONJUNTO COM AS PROFESSORAS PARA AS AULAS FORAM ATINGIDOS, HAVENDO UMA GRANDE ACEITAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZADO POR PARTE DOS ALUNOS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: EM SUMA, ENTENDE-SE QUE O JOGO É UM ESPAÇO FAVORÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DEVE SER VISTO COM SUA DEVIDA IMPORTÂNCIA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NÃO COMO UM MOMENTO APENAS VOLTADO PARA A RECREAÇÃO, PARA OCUPAR TEMPO, MAS SIM COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA QUE TRAGA REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, REFORÇANDO VALORES SOCIAIS.

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