Resumo Trabalho

ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS.

Autor(es): MONICA DE CASTRO MELLO TERUYA, CRISTIANO ISRAEL CAETANO, JOSÉ FRANCISO LÓPEZ-GIL, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, ROBERTA RIBEIRO VIEIRA, RENATO MARTINS TERUYA

O TRABALHO DESENVOLVIDO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SEM) TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL GARANTIR ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM CONTRA TURNO ESCOLAR A ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E CADASTRADOS NO CENSO ESCOLAR ANUAL MEC/INEP POR SEREM PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. O PRESENTE ESTUDO, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A VIVÊNCIA E OS OLHARES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A ATUAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. ATENDENDO OS REQUISITOS LEGAIS, A PROFESSORA PARTICIPOU DA ATRIBUIÇÃO DE SALAS DE RECURSOS E ASSUMIU A SALA DE UMA ESCOLA CENTRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM UM MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE PAULISTA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB SUA PRÓPRIA ÓTICA E DA COMUNIDADE ESCOLAR.ES. POR MEIO DE ANÁLISE DE SEUS RELATOS AO FINAL DO ANO COM SUPORTE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, CONSTATOU-SE QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS ESTAVAM RELACIONADAS A CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA FORMAÇÃO, SUA POTENCIALIDADE E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. NO DECORRER DO PROCESSO, A PROFESSORA RECEBEU CRÍTICAS POR REALIZAR MAIOR PARTE DE SEUS ATENDIMENTOS FORA DA SALA DE RECURSOS, COMO TAMBÉM POR FAZER POUCO USO DE ATIVIDADES COM LÁPIS E PAPEL. AO FINAL DO ANO LETIVO, SUPERANDO AS CRÍTICAS E AS DÚVIDAS DE ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, A PROFESSORA RELATOU QUE QUATRO DE SEUS SEIS ALUNOS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO OBTIVERAM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NESTE PROCESSO, QUE SEGUNDO RELATO DA PROFESSORA, TAL MELHORA PODE ESTAR VINCULADA A SEUS ATENDIMENTOS PAUTADOS NOS PRÉ REQUISITOS PARA A LEITURA E A ESCRITA TAIS COMO ORIENTAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, RITMO, LATERALIDADE, COORDENAÇÃO VISO-MOTORA E MEMÓRIA CINESTÉSICA. ESTES AVANÇOS FORAM REGISTRADOS POR AVALIAÇÕES QUE OCORRERAM EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS DO ANO E O RETORNO DAS PROFESSORAS DE SALA REGULAR REGISTRADO POR QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO APLICADO NO FINAL DO ANO, JUNTAMENTE COM A ESCUTA DA PROFESSORA

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