Resumo Trabalho

DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Autor(es): ALICE GABRIELLE DE OLIVEIRA FARIAS , CRISTIANO ISRAEL CAETANO, JOSÉ FRANCISO LÓPEZ-GIL, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, RUI ANDERSON COSTA MONTEIRO

A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS, CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO, AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO, APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR. APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO” (SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM, ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE), CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS.

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