Resumo Trabalho

O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS.

Autor(es): CINDY VALIM DE SOUZA, CRISTIANO ISRAEL CAETANO, JOSÉ FRANCISO LÓPEZ-GIL, FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI, MIGUEL LONGO VIEIRA VIDAL DO ROSARIO, BRUNO LIMA MEDEIROS, GUSTAVO CLEITON SOUSA DA SILVA, DÉBORA ALVES FABIANO DE DEUS, RONALDO CÉSAR NOLASCO

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, n° 9.394/1996) define e regulariza o sistema educacional brasileiro com base nos princÍpios presentes na ConstituiÇÃo Brasileira de 1988. De acordo com o art. 62 da LDB, para atuar na educaÇÃo bÁsica, a formaÇÃo docente deve ser feita em curso de graduaÇÃo, na modalidade licenciatura. Nesse contexto, uma caracterÍstica problemÁtica na formaÇÃo docente do Brasil É a falta de vÍnculo entre as Universidades e as escolas de educaÇÃo bÁsica. Para isso, o Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID tem a intenÇÃo de diminuir o distanciamento entre as instituiÇÕes de ensino superior e as escolas, atravÉs da inserÇÃo dos licenciandos no exercÍcio da docÊncia e no contato com a realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi de descrever o PIBID, enquanto primeiro contato dos licenciandos de EducaÇÃo FÍsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a docÊncia, a partir das experiÊncias teÓricas e prÁticas, relatando as percepÇÕes da realidade escolar vivenciada, assim como apontar as contribuiÇÕes para suas formaÇÕes. O relato narra À experiÊncia dos licenciandos em diferentes contextos na Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada em Campo grande, no MunicÍpio do Rio de Janeiro, no perÍodo de agosto de 2018 a abril de 2019. As vivÊncias dos bolsistas foram geradas em dois momentos: na teoria e na prÁtica. A primeira, atravÉs das reuniÕes teÓricas realizadas na universidade, que teve como base o estudo de diversos saberes para o processo de ensino e de aprendizagem. Os saberes adquiridos nas reuniÕes teÓricas foram utilizados na vivÊncia prÁtica da docÊncia na escola, que consistiu em primeiro momento na elaboraÇÃo do plano de curso e planos de aula, executando-os posteriormente. AlÉm disso, os saberes contribuÍram para a organizaÇÃo de intervenÇÕes como projetos de ensino buscando a inclusÃo atravÉs do esporte, alÉm do ensino da EducaÇÃo FÍsica atravÉs de pesquisas no laboratÓrio de informÁtica da escola. Nessa perspectiva, os licenciandos bolsistas do PIBID agregam, a partir das experiÊncias e vivÊncias teÓrico-prÁticas, grandes contribuiÇÕes em sua formaÇÃo docente, proporcionadas pelo contato com a realidade escolar na rede pÚblica, aprendendo a gerir as dificuldades; conhecendo e compreendendo a realidade escolar; e sendo capaz de identificar possibilidades a partir do contexto inserido. Por fim, o PIBID É de suma importÂncia para formaÇÃo dos licenciandos, pois possibilita a aproximaÇÃo entre as universidades e escolas, carregando consigo diversas contribuiÇÕes na formaÇÃo dos futuros professores, a partir da vivÊncia teÓrica e prÁtica da profissÃo e a realidade diÁria. AlÉm disso, antecipa a edificaÇÃo de saberes e a experiÊncia docente, os tornando mais maduros para lidar com a realidade escolar. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES.

Veja o artigo completo: PDF