ANAIS de Evento Revista do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ISBN: 978-65-86901-41-2 Artigos: 801 Quantidade de downloads: 2713

     O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Sua décima terceira edição foi realizada de 27 de setembro a 01 de outubro de 2021, no formato on-line. O tema do encontro foi “A CENTRALIDADE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM TEMPOS DE MOVIMENTOS DE NÃO CIÊNCIA: INTERAÇÃO, COMUNICAÇÃO E LEGITIMAÇÃO”. O XIII ENPEC teve como objetivo reunir e favorecer a interação, de forma virtual, dos pesquisadores das áreas de Educação em Biologia, Física, Química e áreas correlatas, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC, que neste momento político e pandêmico é, em especial, o combate ao negacionismo.
     Dentre as atividades programadas para o evento destacaram-se: mesas-redondas; conferências; sessões de apresentação de trabalhos completos; painéis; mostra cultural; mostra de cinema; e lançamento de livros. O público-alvo do XIII ENPEC é formado por pessoas interessadas na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza e áreas correlatas, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores. Assim, para esta edição contamos com a participação de 1.542 inscritos, distribuídos da seguinte forma: 313 na modalidade “professor/pesquisador universitário”; 213 “doutorandos/as”; 246 “mestrandos/as”; 239 “professores da Educação Básica”; 184 “graduandos/as”; 21 “participantes não sócios”; e 326 “ouvintes”. Importa registrar que, pela primeira vez em nossa história da Abrapec, houve a participação na modalidade de ouvinte. O XIII Enpec teve 1.113 trabalhos submetidos, dos quais e após todo o processo de avaliação, 895 foram aceitos para apresentação no evento, dos quais 853 mandaram a versão final para os anais. 
     O XIII ENPEC EM REDES, uma vez mais demonstra a importância da ABRAPEC no cenário científico e educacional, realizando um evento diferente do que esperávamos, em meio à pandemia da Covid-19, e mostrando que a comunidade científica brasileira continua lutando e nos reinventando. O termo redes nos leva às diversas funções que as conexões trazem ao universo educacional: redes de ideias; redes de amigos; e redes artesanais, que construímos a cada evento. Redes de afectos e de afetos em liames que possibilitam subjetividades outras. Redes sociotécnicas que tanto nos libertam quanto nos aprisionam. Tessituras de nossas pesquisas que amplificam as vozes da Educação em Ciências.
     Fizemos o XIII ENPEC com agência e resistência, com qualidade e trabalho, com afeto e colaboração de toda nossa comunidade ativa e participativa. O resultado está nestes anais, e a comunidade é convidada a explorar essas pesquisas e trabalhos.

Comissão Organizadora e Científica do XIII Enpec em Redes.

Compartilhe: