Realizado pela primeira vez de forma online por conta do cenário decorrente da pandemia do Covid19, a edição de 2021 do X Congresso Internacional de Línguas e Literatura; do VI Colóquio do Núcleo de Estudos do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí (CCHL-UESPI); e do V Seminário de Prática Docente – Chão da Escola; foi tanto uma oportunidade para centenas de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diversos estados e regiões do país e de países da América Latina apresentarem os resultados de suas pesquisas e refle-xões, quanto um alento, importante frisar, diante de um cená-rio obscuro, marcado pelo negacionismo, anti-cientificismo e, sobretudo omissão governamental.
No entanto, importante destacar, os eventos deixaram patente a resistência da academia diante de todas as adversi-dades e a persistência de seus organizadores.
Repletos de muita satisfação e imbuídos da certeza dos deveres cumpridos, apresentamos aqui um pouco da mul-tiplicidade de abordagens do Congresso neste livro que traz os textos dos pesquisadores doutores que contribuíram com conferências, mesas e simpósios, obra organizada pela Realize Eventos Científicos, empresa sediada em Campina Grande, na Paraíba, com suas dezenas de trabalhadores que competen-te e pacientemente viabilizou toda a logística e tecnologia para a efetivação e sucesso do evento.
Esta coletânea traz 14 artigos, em português e espa-nhol, cujos autores / investigadores têm perfis e origens diver-sas – professores públicos tanto do ensino básico quanto supe-rior – de instituições do Brasil e da América, com os mesmos propósitos e engajamentos nas pesquisas e na difusão do co-nhecimento na produção literária.
O primeiro artigo é de autoria da professora Margareth Torres de Alencar Costa, da Universidade Estadual do Piauí e da Universidade Federal do Piauí (UFPI/UESPI), “América Negra e outros poemas afro-brasileiros da poética de Elio Fer-reira da Silva: Memória e Subjetivadade” traz alguns dos re-sultados das pesquisas de pós-doutoramento da autora reali-zadas na Universidad de Buenos Aires (UBA). Neste ensaio, Alencar Costa tem como objetivo mostrar como a memória e subjetividade se fazem presentes na poética de Élio Ferreira da Silva, autor negro cuja poesia caracteriza-se pelo orgulho de sua identidade de negro, suas raízes e a resistência negra. Em muitas de suas poesias se verifica o relato de suas memó-rias, seu testemunho de vida, sua história, a história de seus ancestrais, com ênfase ao não esquecimento de quem foram seus ancestrais, suas raízes e o orgulho de sua identidade.
Maria Angélica Freire de Carvalho, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é autora do segundo texto, “Fenômenos textuais e contextuais no processo de compreensão leitora”, trabalho fundamentado na área da lín-guistica, complementadas pelos pressupostos teóricos da Lin-guística Cognitiva, os quais estão relacionados à forma como nos expressamos por meio da linguagem a partir de nossas experiências. O leitor em sua experiência com o texto, argu-menta Freire de Carvalho, segue uma via de acesso aos enun-ciados e a estrutura que funda o texto não é transparente, por isso é necessário que o leitor faça uma perícia textual para compreender as palavras do outro, isto é, comunicar-se com sucesso. Para tal, é essencial considerar intenção comunicativa e situação de enunciação.
O terceiro trabalho, “Contexto e compreensão leitora: um olhar sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa”, da professora Raimunda Gomes de Carvalho Belini, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), analisa os elementos contextuais nor-teadores do processo de compreensão textual e habilidades de leitura apresentados nos livros didáticos de Língua Portugue-sa, no Ensino Médio. Para tanto, Carvalho Belini realizou uma pesquisa descritiva de base documental, com abordagem quali-tativa, de um livro didático de Língua Portuguesa, utilizado no Ensino Médio, aprovado no Programa Nacional do Livro Di-dático (BRASIL, 2017). Numa abordagem crítica, a autora ressalta a necessidade de um longo caminho a ser percorrido, em se tratando das abordagens do livro didático em relação ao contexto, ao texto e à compreensão leitora, com base nas exigências e nas necessidades de um ensino de leitura que con-sidere o falante/ouvinte e produtor/leitor como sujeitos sociais, circunscritos à história, à cultura, às ideologias e às tecnologi-as.
O quarto artigo traz reflexões dos desafios da educa-ção diante do cenário pandêmico num contexto latino-americano: “Educación inclusiva em momentos de crisis sani-tária: uma mirada desde el linguaje químico”, de autoria de Carmen Elena Bastidas Briceño, professora da Universidad Miguel de Cervantes, do Chile, e Ramón Antonio Hernández Chirinos de Jesús, professor da Secretaria Municipal de Edu-cação do Porto, no Piaui. O trabalho é pautado na preocupa-ção com a necessidade da educação inclusiva nos tempos da pandemia do Covid-19 e propõe o ensino da linguagem quí-mica aproveitando o uso de substâncias de proteção nestes tempos de crise de saúde pública, com a pretensão de alcançar um aprendizado significativo e a inclusão da família no ensino de química a partir dos elementos da vida cotidiana.
Nessa mesma preocupação com os desafios da educa-ção e da inclusão nos difíceis anos de distanciamento social e ensino remoto diante da pandemia, Chirinos de Jesús e Basti-das Briceño, no quinto texto, “Mundo emocional durante da pandemia” abordam as múltiplas dimensões dos impactos da crise decorrente da Covid-19 no campo emocional e da saúde mental. Os autores atentam para o fato de que os os efeitos da pandemia foram mais severos para jovens, mulheres e especi-almente as crianças em idade pré-escolar, com danos psicoló-gicos evidentes nas famílias vitimadas pela violência ou na-quelas que já apresentavam maior vulnerabilidade em saúde mental antes do contexto pandêmico.
A preocupação com a educação e o ensino na América Latina assolada pelo contexto pandêmico é o foco do sexto artigo, "Los retos que enfrenta el sistema educativo mexicano para sentar las bases de las aulas híbridas”, produzido pelas professoras Lourdes González Penã, pesquisadora de Nerkua-li, em Cuernavaca, província de Morelos, e Elizabeth Léon Islas, diretora da mesma instituição.
No México, como em outros países, foram adotadas medidas de prevenção à Covid-19, e as autoras salientam o papel preponderante das universidades públicas, com a divul-gação das informações sobre as medidas para evitar o contá-gio pelo Coronavírus, recomentações às autoridades de saúde no México, orientações para fornecer acompanhamento e apoio emocional, e, por vezes, até recursos para aqueles que sofreram perdas por causa do coronavírus. González Peña e Léon Islas neste ensaio tecem várias reflexões sobre o apren-dizado do alunado durante a pandemia e os desafios da volta às aulas quando terminar o confinamento provocado pela pandemia.
O sétimo trabalho, “Conversación al Sur de Marta Traba: uma escrita de resistência”, da professora Maria Suely de Oliveira Lopes, da Universidade Estadual do Piauí (UES-PI), traz elementos e reflexões da trajetória e da produção de Marta Traba, escritora argentina que produziu diversas obras no campo da literatura de resistência. Sua escrita está inserida no campo das artes e dos escritores que, guiados pelo engaja-mento político, utilizam-se do texto literário para denunciar o terrorismo e a repressão ocorrida durante a ditadura militar. Neste livro destacado por Oliveira Lopes, o romance tem co-mo cenário o golpe militar de 1976 na Argentina que resultou na queda do presidente Juan Domingos Perón do poder e foi marcado por um período no qual a ditadura cruel marcada por perseguições, assassinatos e recorrentes violações dos direitos humanos, e a escrita de Traba constrói-se a partir dos relatos de experiências da ditadura, o que constata um engajamento político, testemunhal e de resistência diante dos acontecimen-tos históricos.
O mundo literário hispano-americano também é enfo-cado no oitavo trabalho, desta vez enfocando as tradições da cultura afro-cubana: “Motivos de Son: el poema-son em clave cubana”, de Elvira Aballí Morell, acadêmica da Vanderbilt University, dos Estados Unidos. Nicolás Guillén, em sua co-letânea de poemas Motivos de son (1930), incorre em uma imitação e apropriação das características do gênero musical cubano chamado son. Neste artigo, Aballí Morel analisa quais são os traços fundamentais do sonero em Motivos, a partir de seu diálogo com antecedentes como o Sexteto habanero e o Trío Matamoros e sua ligação com a cultura cubana. Nesse estudo interdisciplinar, ela utiliza tanto os poemas Motivos quanto seus arranjos musicais – compilados na quinquagésima edição por Mirta Aguirre.
Numa conexão Cuba – Piauí, o nono texto, “O Ímpeto romântico de Davi Moreira Caldas em O Amigo do Povo (1868-1870), do professor Daniel Castello Branco Ciarlini, professor da Universidade Estadual do Piauí que nesse estu-do investigou as raízes do ideal republicano de Davi Moreira Caldas, um dos mais significativos jornalistas piauienses do século XIX. Para tanto, analisou as edições de O Amigo do Povo, compreendidas entre os anos de 1868 e 1870 e lançou suas hipóteses acerca das ideias que estavam por trás da atua-ção desse intelectual no exercício jornalístico e político, cujos princípios e bandeiras o conduziram a posicionamentos para muito além da vinculação partidária, aproximando-o, com o passar dos anos, a uma tomada de consciência social contra os privilégios das elites e suas consequentes arbitrariedades na província.
O décimo artigo, “O Cónego, de A.M. Pires Cabral e a Vinha dos Esquecidos, João Clímaco Bezerra: uma leitura intertextual”, da professora Mônica Maria Feitosa Braga Gen-til, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) analisa, na perspectiva da intertextualidade, dois romances, “O Cónego” (2007), de A.M. Pires Cabral, autor português, e “A Vinha dos Esquecidos” (2005), de João Clímaco Bezerra, autor bra-sileiro. Braga Gentil demonstra a partir deste diálogo que a intertextualidade é mais um recurso à disposição para compor significados ou para compreender textos. Com isso, salienta que nenhum texto se produz no vazio ou se origina do nada, pelo contrário, todos se alimentam, explicita ou implicitamen-te, de outros textos.
O décimo-primeiro trabalho foi produzido pelas pro-fessoras Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa e Iveuta de Abreu Lopes, da Universidade Federal do Piauí, “Varia-ção / diversidade linguística e letramentos: interfaces e pers-pectivas de investigação”, apresenta, em linhas gerais, os fun-damentos teóricos que orientam as abordagens da linha de pesquisa Variação/Diversidade Linguística, Oralidade e Le-tramentos, integrante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, com destaque para a principal concepção de cada uma delas, seus pressupostos básicos, seu objeto de estudo e principais expoentes. As auto-ras apresentam, também, os resultados de algumas investiga-ções já desenvolvidas por nossos orientandos, os quais já in-dicam relevância social e educacional significativas.
Os três últimos artigos desta coletânea têm como es-copo a litetura colombiana, mais especificamente da região caribenha, lugar marcado pela intensidade, com ricas tradições culturais e que legou um prêmio Nobel à literatura latinoame-ricana – Gabriel Garcia Márquez, costeño de Aracataca. Além dele, autores de quilate como Álvaro Cepeda Samúdio, Zapa-ta Olivella, Gérman Espinosa, Ramon Illán Bacca, Hector Rojas Herazo, José Luis Garcés, entre muitos outros.
O decimo-segundo texto, “História e Literatura na sa-ga colombiana da United Fruit Company”, foi escrito pelo professor Anderson Claytom Ferreira Brettas, do Instituto Federal do Triangulo Mineiro e é um dos trabalhos realizados a partir de seu pós-doutoramento na Universidad del Magda-lena, em Santa Marta, na Colômbia. A UFCo foi a primeira multinacional estadunidense do que seria denominado como agronegócio, controlando a produção, transporte e distribui-ção de frutas tropicais produzidas na América Latina para o mercado internacional, e sua expansão deixou rastros de pro-funda exploração do trabalho, danos ambientais e ingerências nos destinos nacionais. Ferreira Brettas demonstra o quanto a produção literária hispano-americana contribuiu para a forma-ção de uma consciência histórica, com ênfase no processo colombiano decorrente do chamado “Massacre das Bananei-ras” ocorrido em em Ciénaga em 1928, onde tropas do gover-no reprimiram e assassinaram dezenas de trabalhadores em greve por melhoes condições laborais nas atividades da UFCo.
O decimo-terceiro trabalho foi escrito pelo professor, romancista e poeta Clinton Ramirez, “Viaje peregrina a la zona bananeira de Santa Marta”, também faz essa incursão pela atividade das bananas no Caribe colombiano. Ramirez é autor do reconhecido “Manchas del Jaguar”, seu primeiro romance, agraciado com o Premio de Novela Ciudad de Mon-tería (1987), foi ambientando em Ciénega, sua cidade natal, que no auge da United Fruit residiam as famílias aristocratas, mas que a partir dos movimentos de 1928, da crise dos anos 1930 e o consequente declínio da atividade bananeira entrou paulatinamente em decadência. Neste texto, misto de ensaio e crônica, Clinton Ramirez revisita a história da Zona Bananeira de Santa Marta, recorrendo às fontes mais antigas e as mais recentes sobre o assunto, a obras literárias icônicas que recria-ram a greve e seus efeitos, além do resgate de sua memória familiar e pessoal.
Finalmente, o decimo-quarto artigo, encerrando este livro, “Cienaga: en el Centro del Círculo del Cocodrilo” é de autoria de outro intelectual cieneguero, Javier Moscarella, professor, escritor e poeta dedicado às causas políticas da região do Caribe colombiano, em especial às questões ambien-tais. O texto é uma síntese de seu livro “El Circulo del Coco-drillo” (2009), obra que resgata a mítica e o imaginário destes temidos répteis ao longo da história, com ênfase na festa e nas tradições da lenda do jacaré cieneguero, um dos patrimônios reconhecidos desta cidade de longa tradição cultural, literária e musical. Moscarella resgata e nos oferece poesias, canções e outras manifestações para a compreensão da profundidade deste rico conhecimento popular da memória caribenha.
Prof. Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas
Instituto Federal do Triângulo Mineiro