Vivemos na era da inovação. Há quem diga que somos a gera- ção 4.0 e que precisamos desenvolver uma educação 4.0. Isso implica o aprender fazendo. Pressupõe também fazer a
aprendizagem acontecer de maneiras diferentes, por meio de experi- ências, projetos, práticas inovadoras. Esta foi a maior motivação para a realização do Prêmio Educação Inovadora.
O Prêmio Educação Inovadora corresponde a uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Queimadas que busca o reconhecimento, a valorização e a divulgação de práticas inovadoras desenvolvidas pelos protagonistas no processo de ensino da rede municipal: os professores.
Além de premiar os projetos inovadores, o prêmio busca fomen- tar práticas formativas e, ao mesmo tempo, embasar teoricamente a prática docente dos nossos professores. Além disso, a participação em todas as etapas do prêmio promoveu a ampliação do letramento acadêmico, democratizando o acesso ao conhecimento, em conso- nância com os estudos mais recentes em cada área de atuação.
A proposta de um ebook deu-se a posteriori a publicação do edi- tal da premiação e concretiza-se para dar materialidade aos melhores projetos desenvolvidos e artigos apresentados à Comissão Avaliadora. Dos 57 capítulos submetidos à avaliação pela comissão científica, foram aprovados 46, distribuídos em cinco eixos: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental. Os eixos foram pensados no sentido de facilitar a leitura do público-leitor e, ao mesmo tempo, servir de inspiração para o aprimoramento da prá- tica de outros mediadores de aprendizagem.
Assim, o nosso desejo volta-se para que iniciativas como esta possam dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais, demonstrando que a educação pública precisa/pode/deve ser de qualidade, que apesar das tantas dificuldades que nossos alunos enfrentam, é possível pensar e desenvolver nas nossas escolas um ensino que transforma histórias pelo simples fato de que nossos alunos são merecedores de uma educação de excelência, de uma educação que prepare para um futuro promissor.
Queimadas, 10 de junho de 2019