A formação docente possibilitada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para o desenvolvimento da formação crítica do profissional de educação. Por meio deste, os futuros professores têm a oportunidade de vivenciar situações concretas no espaço escolar e assim desenvolverem diversas competências pedagógicas. A pesquisa assume-se como exploratória, com análise documental a partir de uma abordagem qualitativa, e objetiva apresentar a importância de políticas públicas que valorizem a formação inicial docente; aqui pomos em destaque o Programa da Residência Pedagogia na formação que atua diretamente na formação inicial docente. A proposta toma como base os estudos realizados por autores como Nóvoa (1992), Brito (2021), Tardif (2002), além de documentos relevantes para o alinhamento da pesquisa como Lei de Diretrizes e Bases de 9.394/96 e edital CAPES nº 24/2022. O programa permite aos licenciandos aprofundarem seus conhecimentos nas diversas áreas que integram a formação do professor, assim como ampliarem os seus recursos pedagógicos para lidar com as especificidades dos processos pedagógicos vivenciados nas escolas brasileiras, bem como estimular o futuro profissional a desenvolver estratégias que o ajudem a contornar situações problemas, de modo que o desenvolvimento dos alunos ocorra em constante diálogo com a realidade social. A partir de nossos estudos defendemos a melhoria da proposta das ações do referido programa no sentido de democratizar a experiência para todos que a docência como caminho profissional.