Os professores participam de situações de interação que têm significado não apenas pelas características técnicas dos textos utilizados, mas principalmente pelas práticas nas quais eles estão envolvidos cujo domínio contribui inclusive para a constituição das representações do que é ser professor e como ser professor. Esse enredamento revela a importância de se discutir sobre os letramentos para o trabalho e no contexto de trabalho, discussão que pode se dá graças à natureza social dos letramentos destacada na concepção de modelo ideológico de letramento pelos estudos advindos dos Novos Estudos do Letramento, a partir da qual é possível estabelecer as práticas de letramento materializadas em eventos de letramento. Os Novos Estudos do Letramento (“New Literacy Studies” – NLS), de Brian V. Street e influenciados por ele, compõem uma base teórica com contribuições relevantes para pesquisas que envolvem o letramento como prática social. Desse modo, permitem olhares significativos para eventos, práticas, identidades, concepções e saberes que envolvem o texto e a profissionalidade do professor. Assim, é possível investigar os letramentos relacionados ao ser professor. Nesse contexto, objetivo, nesta análise conceitual, refletir sobre os letramentos para o trabalho / no contexto de trabalho do docente da educação básica. Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa de base documental. Já em relação aos aspectos teóricos, como sinalizado anteriormente, baseio-me em Street (2003; 2010; 2012; 2013), Street e Castanheira (2014), Kleiman (2001; 2007), Vianna et al (2016), entre outros.