Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA INTERAÇÃO DOS PROFESSORES DO AEE COM A SALA REGULAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Inclusiva pauta em sua filosofia a diversidade e inclusão educacional daqueles grupos que foram marginalizados, excluídos e discriminados em decorrência de suas condições físicas, sensoriais e psicológicas frente ao processo educativo. Essa modalidade de educação, perpassa todos os níveis de ensino, busca além de incluir o educando na sala de aula regular, onde todos gozam dos mesmos direitos, também o uso dos materiais e metodologias adaptadas necessárias ao desenvolvimento dos mesmos. Além da inclusão na sala regular, os alunos com deficiência têm direito de receber Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse atendimento funciona no contraturno escolar, complementando ou suplementando o ensino regular. O Atendimento Educacional Especializado realizado nas salas de recursos multifuncionais auxiliam o desenvolvimento dos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TEA), altas habilidades/superdotação, para que os mesmos possam desenvolver suas potencialidades academicamente e socialmente, contribuindo para a eliminação das barreiras (arquitetônica, comunicacional, metodológicas, instrumental, programática e atitudinal) que limitam sua participação na sociedade. De acordo com isso, o presente trabalho tem por objetivo pontuar as contribuições e os desafios apresentados na interação entre os professores das salas regulares de ensino com os professores do Atendimento Educacional Especializado. Para a realização desse trabalho foi utilizado como referencial teórico os documentos oficiais que embalsam a educação brasileira e também teóricos como Sassaki, Mantoan, entre outros. Além da pesquisa bibliográfica foi realizado a aplicação de questionários com os professores das salas regulares e das salas de recursos multifuncionais. A partir da pesquisa, observou-se que mesmo com os desafios, é notório o avanço no desenvolvimento das crianças que participam do AEE na sala de aula regular, e que é importante a interação constante do professor da sala regular com o professor da sala de recursos para planejar e traçar metas para buscar o desenvolvimento do aluno com deficiência.

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