GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE DANÇA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: REFLEXÕES DO PIBID DANÇA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99384 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6229 "inscrito_id" => 21629 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE DANÇA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: REFLEXÕES DO PIBID DANÇA" "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir de vivências em sala de aula do Ensino Fundamental I junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid-Dança), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Ernesto Geisel, periferia da cidade de João Pessoa/Paraíba. Entende-se as aulas de Dança, dentro do componente curricular Arte, como espaço potente para discussões e reflexões de temáticas diversas como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade. Isso porque a dança tem como principal instrumento de trabalho o corpo, o que corrobora com o aprofundamento dessas discussões. Desse modo, busca-se desenvolver práticas pedagógicas que abordem os temas citados nas discussões realizadas em sala de aula e que reflitam na comunidade escolar, desmitificando idéias e pensamentos preconceituosos. Para tal, tem-se amparo em teóricos/as como Guacira Lopes Louro (1998; 2000); Letícia Nascimento (2021); Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura (2016), Maria Homem e Contardo Calligaris(2019), dentre outros/as. Procura-se, portanto, discutir sobre as seguintes perguntas: quais os impactos que o trato dessas questões na escola podem ser percebidos na formação para a cidadania? Como as reflexões sobre o corpo e as percepções sobre a construção dos sujeitos podem influenciar as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar? Como o trato de questões de gênero e sexualidade pode contribuir para o ensino de dança na escola? E como o ensino de dança na escola pode fomentar discussões referentes a gênero e sexualidade?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21629_TB6229_10122023203244.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROANA BORGES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ROANA" "autor_email" => "roana_borges@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99384 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6229 "inscrito_id" => 21629 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE DANÇA DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE: REFLEXÕES DO PIBID DANÇA" "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir de vivências em sala de aula do Ensino Fundamental I junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da área de Dança (Pibid-Dança), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, localizada no bairro Ernesto Geisel, periferia da cidade de João Pessoa/Paraíba. Entende-se as aulas de Dança, dentro do componente curricular Arte, como espaço potente para discussões e reflexões de temáticas diversas como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade. Isso porque a dança tem como principal instrumento de trabalho o corpo, o que corrobora com o aprofundamento dessas discussões. Desse modo, busca-se desenvolver práticas pedagógicas que abordem os temas citados nas discussões realizadas em sala de aula e que reflitam na comunidade escolar, desmitificando idéias e pensamentos preconceituosos. Para tal, tem-se amparo em teóricos/as como Guacira Lopes Louro (1998; 2000); Letícia Nascimento (2021); Beatriz Accioly Lins, Bernardo Fonseca Machado e Michele Escoura (2016), Maria Homem e Contardo Calligaris(2019), dentre outros/as. Procura-se, portanto, discutir sobre as seguintes perguntas: quais os impactos que o trato dessas questões na escola podem ser percebidos na formação para a cidadania? Como as reflexões sobre o corpo e as percepções sobre a construção dos sujeitos podem influenciar as relações inter e intrapessoais no ambiente escolar? Como o trato de questões de gênero e sexualidade pode contribuir para o ensino de dança na escola? E como o ensino de dança na escola pode fomentar discussões referentes a gênero e sexualidade?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21629_TB6229_10122023203244.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROANA BORGES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ROANA" "autor_email" => "roana_borges@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }